Os carros vilões de Speed Racer, equipados com truques para derrubar oponentes, parecem até brinquedinhos de criança perto das máquinas de Corrida Mortal, novo filme de ação teen. Violência, e bota violência nisso. Os carros dessa corrida são equipados com bazucas, metralhadoras, bombas e escudos de ferro lançados nos carros concorrentes.

A estrela deste hit teen é Jason Statham. Ele é meio careca, mal-humorado, feioso, não fazendo em nada o perfil de herói de Hollywood. É por isso talvez que ele esteja sendo cada vez mais recrutado em filmes para os jovens extravasarem os hormônios. Só recentemente ele protagonizou uma série de longas semelhantes, como Efeito Dominó, Rogue, o Assassino, Adrenalina, Carga Explosiva, Penalidade Máxima e Snatch – Porcos e Diamantes.

Curiosamente, a vida pessoal de Statham é bem diferente de tudo isso. O ator foi mergulhador olímpico e modelo. Ele dispensa dublês em grande parte das seqüências que envolvem corrida de carros, mergulhos e lutas. Os produtores de Corrida Mortal, no entanto, não o deixaram encabeçar as cenas mais perigosas.

Corrida Mortal é um remake de Corrida da Morte – Ano 2000, lançado em 1975 por Roger Corman e inspirado na história de Ib Melchior e roteiro de Robert Thom e Charles Griffith. A trama se passa no ano 2012 num Estados Unidos no fundo do poço economicamente, após uma grave crise financeira – semelhanças com a realidade são mera coincidência.
Statham vive Jensen Ames, trabalhador de uma usina decadente que está prestes a fechar as portas. Casado e com uma filha pequena, um dia entra na sua casa um bandido encapuzado que assassina sua mulher e o dopa, deixando a arma em sua mão. Acusado do crime, ele é preso na Terminal Island, uma ilha artificial onde ficam os piores criminosos dos Estados Unidos.

Lá, a chefe da carceragem (Joan Allen) propõe a ele que participe das corridas de carro, substituindo Frankenstein, piloto ídolo das massas que acabara de morrer. Se ele ganhasse uma vez a corrida, tinha a liberdade de volta. A promessa, no entanto, logo revela a verdade por trás de sua prisão e da morte da mulher e o herói vai atrás de vingança.

SERVIÇO
Corrida Mortal (Death Race, 2008, 89 min.). Direção: Paul W. S. Anderson. Com Joan Allen, Ian McShane, Jason Statham. Classificação: 16 anos.