B.O. aponta ‘crime de rixa’ em confronto entre MBL e estudantes da UFPR; universidade contesta

Redação Bem Paraná

reprodução/Instagram/UFPR

O boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil sobre o confronto entre integrantes do “Movimento Brasil Livre” (MBL) e estudantes da Universidade Federal do Paraná no último sábado (02) aponta para o “crime de rixa”. Segundo o documento, policiais militares foram abordados por quatro pessoas que fazem parte do MBL alegando terem sido cercados por cerca de vinte alunos e que dois deles teriam tentando furtar os aparelhos celulares deles.

Já os dois alunos da UFPR alegaram que os membros do MBL teriam invadido a universidade para filmar supostas irregularidades, quando foram confrontados pelos estudantes. Na confusão, eles teriam agredido uma aluna da instituição.

Já a UFPR divulgou nota acusando os integrantes do movimento de invadirem as dependências da instituição com o objetivo de causar polêmica para as redes sociais com intuitos eleitorais, já que um dos invasores teria sido candidato não eleito nos últimos dois pleitos.

“As invasões dos espaços públicos por grupos que só visam desinformar a opinião pública e buscar efeitos políticos rasteiros nas redes sociais não podem mais serem aceitas pela sociedade. Certamente, não serão pelas universidades, que estão vendo a segurança de seus alunos ameaçada e suas aulas e atividades importunadas por pessoas que tratam a esfera pública como se fosse quintal de casa, e que manipulam o conceito de liberdade para atacar instituições e pessoas de modo gratuito”, aponta a nota.