
Desde seu início, no dia 16 de maio, a Campanha do Agasalho da Prefeitura de Curitiba já arrecadou mais de 200 mil peças, entre roupas, calçados, cobertores e itens de cama. Para quem ainda não ajudou e tem interesse, a campanha vai até 22 de setembro e tem como meta superar a arrecadação do ano passado, que chegou a 342.750 peças.
Coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), a ação tem o objetivo de proteger do frio as pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede municipal de assistência.
Madrinha da campanha, a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin, comemora o envolvimento da população. “A solidariedade dos curitibanos já fez a diferença na vida de milhares de pessoas. Mas o frio continua e ainda há muita gente precisando de ajuda, por isso, contamos com cada doação e com novos parceiros para fortalecer essa corrente do bem”, diz Paula.
Campanha continua
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, também reforça a importância da continuidade da mobilização e faz um apelo por doações, especialmente de roupas masculinas, que representam a maior demanda e a menor oferta.
“O inverno deste ano tem sido especialmente rigoroso, impactando com mais força aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e não dispõem dos recursos necessários para enfrentar o frio intenso dos dias e noites geladas”, afirma.
Todo o processo de coleta, triagem, separação e distribuição das doações é feito pelo Disque Solidariedade, serviço da FAS que encaminha os itens aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), aos Centros Especializados (Creas) e às unidades que atendem a população em situação de rua.
Pontos de coleta
A Campanha do Agasalho 2025 conta atualmente com 267 pontos de arrecadação em toda a cidade, incluindo escolas, hospitais, comércios e instituições de diferentes áreas. Neste ano, aderiram pela primeira vez à campanha os hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, que juntos recebem, em média, 20 mil pessoas por mês.
No Hospital Cajuru, as doações devem ser entregues ao Serviço Social da instituição. Já no São Marcelino Champagnat, a caixa da campanha fica na recepção central, onde os itens podem ser depositados diretamente.
Outra instituição que aderiu à campanha este ano é o Colégio Positivo, com mais de 7 mil estudantes e participação ativa da comunidade escolar e moradores das regiões próximas às suas sete unidades.
Como colaborar
Interessados em se cadastrar como ponto de arrecadação podem escrever para o e-mail: [email protected]. O serviço Disque Solidariedade é o responsável pela triagem e destinação das doações.
Confira aqui os pontos de coleta disponíveis.