Centro de Curitiba reúne comércios mais antigos e mais modernos; conheça todos

De lojas com mais de 100 anos de história a restaurantes recém-inaugurados

SMCs, editado por Lívia Berbel
Padaria América. Curitiba, 30/07/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Padaria América. Curitiba, 30/07/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

No coração da capital paranaense, o Centro de Curitiba abriga uma das maiores concentrações de estabelecimentos comerciais da cidade, e é onde convivem, lado a lado, os comércios mais tradicionais e as novidades que estão transformando a região. De lojas com mais de 100 anos de história a restaurantes recém-inaugurados, o Centro continua forte na cidade.

Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), a região concentra cerca de 4,4 mil estabelecimentos ativos, o equivalente a 10% de todo o comércio varejista de Curitiba. Essa variedade de comércios no Centro de Curitiba torna o bairro referência para compras, gastronomia e serviços.

Tradição que atravessa gerações

Exemplo dessa tradição é a Casa Glaser, a loja mais antiga em funcionamento do Paraná. Fundada em 1887, a loja já foi empório de secos e molhados e hoje vende artigos de decoração, móveis e os clássicos cristais da Boêmia. Administrada por Bianca Glaser e sua filha Mariela, a Casa continua funcionando na esquina da Rua Comendador Araújo com a Visconde do Rio Branco.

Casa Glaser foi fundada em 1887 e é a loja em atividade mais antiga de Curitiba e do Paraná. Curitiba, 01/08/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Outro ponto de destaque é a Padaria América, em atividade desde 1913 na Rua Presidente Carlos Cavalcanti. Há ainda a Mercearia Viana (1906), a Casa Edith (1917), e o icônico Bar Palácio, entre outros estabelecimentos que fazem parte da história comercial do bairro.

Novidades que movimentam o bairro

Se por um lado o Centro mantém suas raízes, por outro não para de se renovar. Um exemplo é a Osteria Lupita, do chef Dudu Sperandio, inaugurada em março deste ano no Edifício Anita. A casa traz releituras da gastronomia italiana com sofisticação e já virou ponto de referência no bairro. O chef também comanda outros dois restaurantes por ali: a Mercearia Avenida e a pizzaria Funiculare.

A região também atrai grandes investimentos. Nos próximos meses, três novos supermercados devem abrir as portas no Centro, entre eles, unidades do Festval e Super Muffato, em locais estratégicos como a Praça Osório e a Rua Comendador Araújo.

Comércio para todos os gostos (e bolsos) no Centro de Curitiba

Entre as ruas XV de Novembro, Comendador Araújo, Marechal Deodoro e São Francisco, o consumidor encontra de tudo: lojas de roupas, calçados, eletrônicos, informática, cosméticos, móveis, utilidades para casa, papelarias, armarinhos, pet shops, brechós, sebos e muito mais.

As galerias comerciais como Asa, Minerva, Suissa, Ritz, Tijucas e General Osório oferecem desde moda até artigos especializados, lembrando os primórdios dos shoppings da cidade.

Já ruas como 24 de Maio, Barão do Rio Branco, Vicente Machado, Carlos de Carvalho, Prudente de Morais, Trajano Reis e Mateus Leme concentram segmentos específicos, como eletrônicos, informática, decoração, moda alternativa e até brechós e perucarias.

Gastronomia entre o nostálgico e o contemporâneo

A lista de restaurantes e bares no Centro é longa e mistura tradição com modernidade. Clássicos como o Bar do Alemão, Confeitaria das Famílias, Nonna Giovanna, Gato Preto e o Restaurante São Francisco dividem espaço com endereços badalados da nova cena gastronômica, como o DUQ Eat + Drink, Mafalda Bistrô, Everest Mo:Mo House, Il Barbuto e Nina.

E para quem quer uma experiência completa, o Mercado Municipal de Curitiba é parada obrigatória. Com mais de 300 bancas, o local oferece de produtos orgânicos e especiarias a refeições prontas de diferentes culinárias.

Centro de Curitiba: revitalização, comércio e vida

Desde fevereiro, o programa Curitiba de Volta ao Centro vem promovendo uma série de ações para tornar o bairro mais atrativo. São melhorias na iluminação pública, reforço na segurança, acolhimento de pessoas em situação de rua e a criação de eventos como o Domingo no Centro e Inverno Curitiba.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, entre janeiro e junho deste ano foram aprovados 427 novos alvarás para comércios no Centro e São Francisco. Em todo o ano passado, foram 579. A expectativa é que esse número continue crescendo com as ações de redesenvolvimento da região.