O Paraná está na rota de tempestades a partir desta quinta, 13, em Curitiba a chuva forte já chegou. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta duplo para o risco de tempestades no Paraná. O mais perigoso pelo potencial e causar alagamentos e deslizamentos atinge a região Leste, onde está o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba. Pode ocorrer chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Nove municípios estão na rota.
Mais cedo, o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explicou que essa instabilidade é resultado da presença de um sistema frontal que esta atuando sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil e em diversos níveis da atmosfera favorecendo a entrada de umidade e calor do Norte do País em direção ao Paraná.
Chuva depois do calorão em Curitiba
Com a trégua das chuvas em Curitiba, as temperaturas aumentaram e superaram as médias esperadas para a época. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba bateu o recorde de calor de 2025 nesta quarta-feira (12/2), com 31.9 ºC. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou máxima de 32,2°C na capital paranaense.
Nesta quinta (13/2), o calor deverá continuar, com máxima de 30ºC, mas há previsão de chuva. N sexta (14) e sábado (15), as temperaturas caem um pouco, para 27 graus, mas no domingo (16), a previsão é de máxima de 30 graus novamente. Na segunda (17), a capital tem grande chance de bater novo recorde de calor, porque a previsão do Simepar é de máxima de 32 graus.
Veja a previsão em Curitiba