
O inverno chega com força em Curitiba e Região Metropolitana. A onda de frio começa com queda de temperatura e chuva no domingo e segunda-feira (22 e 23), e, logo na madrugada de segunda, as chances de geada e temperaturas abaixo de zero chegam na capital do Paraná.
De acordo com o Simepar, o domingo (22) terá tempo instável e chuva persistente na capital e em diversas regiões do estado. A temperatura máxima não deve passar dos 20 °C, e a mínima prevista é de 13 °C.
Leia também
Inverno pode ser um dos mais frios dos últimos anos no Paraná
Onda de frio pode trazer neve de verdade ao Sul do Brasil; veja onde
Na segunda-feira (23), a chuva continua em áreas próximas à divisa com o Mato Grosso do Sul, mas começa a dar trégua em Curitiba. Com a virada no tempo, o frio avança a partir da noite. Os termômetros devem marcar mínima de 8 °C e a sensação de frio aumenta com a entrada de uma massa de ar polar continental.
A terça-feira (25) será o dia mais gelado da semana. Curitiba pode registrar mínima de 1 °C, com máxima prevista de apenas 11 °C e possibilidade de geada, especialmente nas áreas mais afastadas do centro. A sensação térmica deve ser ainda mais baixa nas primeiras horas da manhã.
O meteorologista Samuel Braun Kneib, do Simepar, alerta que o frio será generalizado e severo. “Teremos mínimas abaixo de zero grau na terça-feira e muito próximas de zero na quarta no Centro-Sul do Estado, com formação de geadas bastante amplas. Esse ar frio é continental e deve provocar queda de temperatura inclusive no litoral e no extremo norte do Paraná, com mínimas abaixo dos 10 °C”, explica.
Na quarta-feira (26), as temperaturas sobem um pouco, mas o frio persiste: em Curitiba, a mínima prevista é de 1 °C e a máxima pode chegar a 17 °C.