Dary Jr/Feas – Os poucos convidados

Tapete vermelho, portal da fama e até “Oscar” – uma réplica da estatueta feita de chocolate. Foi assim a premiação dos 10 melhores profissionais de enfermagem do Hospital Municipal do Idoso em 2021. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (21/5). Os poucos convidados, por segurança sanitária, chegaram ao auditório por um tapete vermelho. No caminho, molduras de profissionais que fizeram a história da enfermagem, como Anna Neri, considerada a primeira enfermeira do Brasil.

No auditório, a decoração indicava o distanciamento entre as poltronas. Todos usavam máscaras. Os dez profissionais, escolhidos pelos colegas, subiram ao palco para receber os prêmios: diploma, flores e o cobiçado Oscar de chocolate. As categorias foram divididas em companheirismo, empatia, trabalho em equipe, habilidade técnica, humanização, comunicação, acolhimento, superação, liderança e comprometimento.

“Não existe brilho sozinho: a gente trabalha em equipe e a equipe faz toda a diferença”, disse, emocionada, Viviane de Souza, enfermeira do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital, vencedora na categoria liderança. Organizada pela equipe de enfermagem com o apoio de colegas de outros setores, a cerimônia guardou uma surpresa para a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que ganhou um prêmio especial por servir de inspiração aos profissionais.

A secretária, que é enfermeira, agradeceu pela homenagem e lembrou que a profissão é de quem escolheu cuidar das pessoas. Segundo ela, os 15 meses de pandemia só reforçaram a importância dos profisssionais de saúde, especialmente os da enfermagem. “Vocês são brilhantes no que fazem, além de tudo, com muita qualidade”, elogiou Márcia Huçulak.

O diretor geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), que administra o hospital, Sezifredo Paz, também agradeceu o empenho dos profissionais de enfermagem, fundamentais no enfrentamento à covid-19. Sezifredo ainda registrou e lamentou as duas mortes de profissionais de enfermagem do hospital durante a pandemia e daqueles que adoeceram devido ao trabalho na linha de frente.

A diretora administrativo-financeira da fundação, Deise Caputo, e a diretora de atenção à saúde, Tatiane Filipak, também acompanharam as homenagens. A cerimônia ainda contou com a presença do diretor executivo do hospital, Peterson de Souza, e da gerente assistencial, Rosane Krauss.

Profissionais premiados
• Categoria Companheirismo – Adriane Wakuda
• Categoria Empatia – Camila Nunes
• Categoria Trabalho em Equipe – Claudete Alves
• Categoria Habilidade Técnica – Fabiano de Souza
• Humanização – Juliana Pereira
• Categoria Comunicação – Lesley da Cruz
• Categoria Acolhimento – Rosemari Cordeiro
• Categoria Superação – Vera Lúcia Lopes
• Categoria Liderança – Viviane de Souza
• Categoria Comprometimento – Jéssica Souza
• Categoria especial Enfermeira Inspiração e Representatividade – Márcia Huçulak