
Na última terça-feira (12), com apoio unânime, vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concederam Cidadania Honorária da capital ao pastor Pedro Marcos Amorim Silva. Foram 23 votos na análise em primeiro turno, e a proposta é de autoria de Fernando Klinger (PL).
“Quando a gente vai dar um título, o maior título desta Casa, ele tem que ser imbuído de muita responsabilidade e reconhecimento. E a figura do pastor Pedro Marcos Amorim Silva tem todos esses predicados”, disse o parlamentar.
Nascido em Barbosa Ferraz (PR), o homenageado é barachel em Contabilidade e em Teologia. O pastor deu início à jornada pastoral aos 21 anos de idade e ingressou na IEQ em 1998, inicialmente como obreiro.
O pastor da IEQ
Antes de assumir a presidência da IEQ, desempenhou diferentes funções. Como presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Paraná, destacou Klinger, Silva tem atuado no sentido de fortalecer os trabalhos ministeriais e expandir as igrejas, bem como sua eficiência administrativa. Na justificativa de voto, Camilla Gonda (PSB) defendeu o debate aprofundado do histórico dos homenageados com os prêmios de Cidadania Honorária e de Vulto Emérito, “de fato, muito importantes”.
Por se tratar de um projeto de decreto legislativo, a iniciativa segue para a votação em segundo turno e, se confirmada, depende da promulgação do presidente da Casa, e não da sanção do Executivo (115.00006.2025).