185
Foto: Divulgação

Localizada na região sul do Brasil, Curitiba é um destino turístico charmoso, tranquilo e seguro, se comparado com outras cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador.

Conhecida por sua infraestrutura urbana exemplar, qualidade de vida e iniciativas e programas ecológicos (é considerada a capital ecológica do Brasil!), Curitiba é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e, em especial, da botânica.

Com uma abundância de áreas verdes, a capital do Paraná, também chamada de “Cidade Verde” oferece uma experiência única que combina o melhor da vida urbana com o charme da natureza, tudo servido pelo excelente serviço de transporte público (Bus Rapid Transit), criado em Curitiba e copiado em mais de 200 cidades ao redor do mundo.

Entre suas muitas atrações, o Jardim Botânico de Curitiba se destaca como um ponto imperdível para quem aprecia a flora, o paisagismo e a arquitetura, e já tem em mãos sua passagem para Curitiba.

Antes de explorarmos o fascinante Jardim Botânico, vamos repassar a melhor maneira de chegar à capital do Paraná. Confira.

Como chegar em Curitiba?

Sem dúvidas, a melhor forma de conhecer o Jardim Botânico de Curitiba é chegando à cidade de ônibus, especialmente para quem deseja uma viagem confortável, sustentável e acessível.

A rodoviária, ou rodoferroviária, como é conhecida, oferece uma ampla rede de conexões com diversas cidades do Brasil e está estrategicamente localizada, permitindo o deslocamento super fácil para os principais pontos turísticos e hotéis da região.

Comprar uma passagem ônibus de BlaBlaCar geralmente é mais acessível em comparação com outras empresas de transporte, e pode ser adquirida 100% online. Em média, os tempos de viagem são de 5 h saindo de São Paulo, 11 h do Rio de Janeiro, 16 h de Brasília e 14 h de Belo Horizonte.

Jardim Botânico de Curitiba

Como mencionado acima, o Jardim Botânico de Curitiba é, sem dúvida, a joia da coroa da cidade quando se trata de atrações naturais.

Inaugurado em 1991 com o objetivo de representar a arquitetura da paisagem francesa, o jardim se tornou rapidamente um dos cartões-postais mais icônicos de Curitiba, recebendo mais de 1 milhão de visitantes por ano.

Sua estufa de vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, é o destaque principal e abriga uma enorme coleção de plantas tropicais. Dar um passeio nesse espaço é como entrar em um mundo de fantasia, onde a beleza das plantas e a arquitetura se unem em perfeita harmonia.

Além da estufa, o Jardim Botânico conta com jardins franceses que exibem um design geométrico meticuloso, lagos, trilhas para caminhada e espaços para relaxamento.

Para os amantes da botânica, o jardim oferece uma oportunidade única de observar e estudar uma variedade de plantas, tanto nativas quanto exóticas. O espaço também é um centro de pesquisa e educação, com programas dedicados à conservação e ao estudo da flora brasileira.

O jardim é o local perfeito para tirar fotos, relaxar e observar a grande variedade de espécies de plantas de todo o mundo.

Cidades próximas de Curitiba

Curitiba é um destino turístico que oferece muito mais do que se pode imaginar. Se estiver de malas prontas para o destino, veja 3 cidades próximas que vale muito a pena visitar.

Paraty

Com um charmoso centro histórico repleto de ruas estreitas, Paraty, Patrimônio Histórico da UNESCO, também é um destino natural incrível, com praias lindas, trilhas com cachoeiras e muitas opções de atividades aquáticas.

Florianópolis

Basta uma viagem de ônibus de 4,5 horas para chegar à cidade do surfe, Florianópolis, por apenas uns R$ 50-70. A areia branquinha, as ondas e as boas vibes da cidade fazem os visitantes se apaixonarem pelo destino.

São Paulo

Leva cerca de 6 horas e R$ 60-80 para chegar à 10ª cidade mais populosa do mundo e ao principal centro de negócios do Brasil. Para quem não conhece, é um destino super agitado, porém imperdível.