Depois de muita chuva e lama, rua da região sul de Curitiba recebe asfalto

O asfalto substitui o saibro, eliminando a poeira nos dias secos e a lama nos períodos chuvosos, tornando o trânsito mais seguro

Redação Bem Paraná com SMCS
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Obra de asfalto sobre o saibro na Rua Olga de Araújo Spíndola, no Novo Mundo. Curitiba, 24/02/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Algumas ruas de bairros da região sul de Curitiba têm recebido asfalto nos últimos dias, é o caso da rua Rua Olga de Araújo Spíndola, no Novo Mundo. Durante anos, a rua foi sinônimo de chuva e lama, mas agora finalmente foi asfaltada.

Mas essa realidade está ficando para trás. A rua está passando por uma transformação completa. Sai o chão batido, entra o asfalto novinho. Além disso, uma estrutura completa de drenagem está sendo implantada, com galerias pluviais, meios-fios e bocas de lobo para acabar de vez com os alagamentos.

As galerias e bocas de lobo que serão implantadas evitam alagamentos e erosões, garantindo o escoamento adequado da água da chuva. O asfalto substitui o saibro, eliminando a poeira nos dias secos e a lama nos períodos chuvosos, tornando o trânsito mais seguro.

A nova infraestrutura valoriza a região, facilitando a circulação de veículos e pedestres e criando novas oportunidades para os moradores. Para a cidade, representa uma economia com manutenção, já que o novo pavimento reduz a necessidade de constantes reparos, comuns em vias de saibro, especialmente nos períodos chuvosos.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, esse tipo de obra vai além da pavimentação: significa mais qualidade de vida e valorização para a região.

“Com o asfalto, garantimos mais conforto, segurança e mobilidade para os moradores, além de impulsionar o desenvolvimento dos bairros”, afirma Jamur.

Como a Rua Olga de Araújo Spíndola margeia um córrego e tem espaço reduzido para a circulação de veículos, a nova pavimentação será dividida em dois tipos. Serão 180 metros de asfalto e 80 metros de paver. 

O pavimento em paver (blocos de concreto que facilitam a absorção da água da chuva) foi escolhido para garantir acessibilidade e permitir o uso compartilhado entre pedestres e motoristas. Além disso, o paver oferece resistência igual ou superior ao asfalto.