Dia da sobremesa: saiba onde se deliciar com docinhos em Curitiba

Para dividir com os amigos, ou para comer sozinho, o que importa é terminar a hora do almoço com um bom doce

Lívia Berbel

Lívia Berbel

O docinho depois do almoço não é novidade para ninguém. Depois de um bom prato de comida, nada como um bolinho, uma bala ou qualquer delícia açucarada para adoçar o paladar. O chocolate, por exemplo, parece ser um dos favoritos entre os paranaenses. E Curitiba, claro, está dentro dessa.

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, mostrou que a média do consumo de chocolate no Paraná é a maior do Brasil. Em média, o paranaense adquire 1,56 quilo do doce por ano, enquanto que em outros lugares não passa de 973 gramas. A mesma pesquisa também mostrou que o consumo de doces e produtos de confeitaria em geral têm alto consumo no Paraná, maior do que o do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo.

Sabendo do gosto paranaense pelos docinhos, e para comemorar o Dia da Sobremesa, o Bem Paraná foi até o Mercado Municipal de Curitiba e listou cinco delícias para aproveitar depois do almoço, ou em qualquer momento que bater aquela vontade de doce.

Cinco docinhos para experimentar no Mercado Municipal de Curitiba

Burma

Lívia Berbel

Doce diferente é que não falta no Mercado Municipal, principalmente de outros países. Na Tenda Árabe provamos a Burma, uma espécie de folhado, recheado com uma massa de pistache e coberto com uma calda bem adocicada. Diferente, fácil de comer devido ao formato e uma delícia. Embora um pouco mais caro, vale a pena experimentar, principalmente por ser algo diferente.

Frutas Cristalizadas

Luisa Mainardes

Outro docinho que não pode faltar são as frutas cristalizadas. Amadas por alguns, odiadas por outros, mas sempre presentes. Na loja da Sissi você encontra algumas boas opções, e bem baratas. Por serem cristalizadas no açúcar, as frutas ficam bem doces, então uma unidade, às vezes, já é suficiente para acabar com a vontade de uma sobremesa.

Taiyaki Recheado

Luisa Mainardes

Outra cultura presente no mercado é a japonesa. Entre barracas com todos os tipos de comidas, a Oishi fica logo na entrada e entrega várias opções de doces. Embora as opções mais conhecidas sejam os sorvetes, o Taiyaki é uma ótima opção para depois do almoço. Um pãozinho em forma de peixe recheado com cremes doces, como chocolate, leite ninho, ou o famoso matcha. No combo da Oishi, além do Taiyaki, também há um cafezinho para completar. Uma sobremesa completa.

Brigadeiros e Pastel de Belém

Lívia Berbel

O Café do Mercado é um clássico e não pode deixar de ser citado. Entre, claro, várias opções de café, também há doces e bolos presentes. Os brigadeiros são ótimos, assim como o querido Pastelzinho de Belém. Pequenos, não tão doces e super agradáveis. Além dos doces, o local é perfeito para completar a hora pós-almoço e tomar um café.

Trufas e balas sortidas

Luisa Mainardes

Claro, para completar a lista, os doces sortidos do Mercado Municipal não podem faltar. Embora sejam caros, a variedade de balas, trufas e guloseimas encanta qualquer um que passa por perto. As guloseimas são todas por quilo e sortidas, bem coloridas e funcionam como uma boa sobremesa.

Lívia Berbel, sob supervisão de Mario Akira