Em fevereiro, média diária dobra e Central de Teleatendimento da saúde de Curitiba recebe mais de mil ligações

SMCS

Pedro Ribas/SMCS - Procura por atendimento no telefone 3350-9000 subiu de 450 chamadas em dezembro de 2021 para mais de 800

Criada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Central de Teleatendimento da Prefeitura de Curitiba bateu recorde histórico de ligações diárias: 1.062 no dia 7 de fevereiro. A procura por atendimento no telefone 3350-9000 subiu de 450 chamadas em dezembro de 2021 para mais de 800 na primeira quinzena de fevereiro.

“O serviço é inovador e muito importante na nossa estratégia de enfrentamento da pandemia porque orienta o paciente, seja qual for a condição dele, e permite dar o encaminhamento mais adequado conforme o caso”, afirma a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Segundo o coordenador do serviço, Mario Gilberto Nunes, o número de ligações aumentou junto com o número de casos de covid-19 no início deste ano, consequência da circulação da variante Ômicron.

Com maior demanda, o serviço foi reorganizado. A equipe foi ampliada com a contratação de mais dez técnicos de enfermagem, um enfermeiro, além da ampliação da carga horária dos médicos.

Os profissionais também tiveram de se adaptar aos novos protocolos sanitários, com a redução tempo de isolamento social, por exemplo, e a emissão do Termo de Isolamento para testes realizados em farmácias.

Conscientização
O coordenador do serviço também atribui o aumento da procura pela Central à conscientização da população sobre o fluxo de atendimento e a comodidade e segurança que o serviço remoto proporcionam neste momento de pandemia.

“Assim que fazem contato conosco, os pacientes sintomáticos respiratórios são acolhidos pela equipe de enfermagem, passam por uma avaliação inicial e de identificação dos sintomas e, se necessário, pela avaliação médica e prescrição de medicamentos”, conta Nunes.

Em casos suspeitos de coronavírus, a Central também emite o Termo de Isolamento (que fica disponível no aplicativo Saúde Já) e faz o agendamento para a realização do exame de detecção da covid-19. A Central de Teleatendimento é um projeto da SMS administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).