
Já imaginou ser entrevistado por um “mini jornalista”? Os alunos da rede municipal de ensino de Curitiba contam com diversas atividades pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento da comunicação, trabalho em equipe e produção de textos. Os principais projetos que atendem a esse fim são o Jornalistas Mirins e a Rádio Escola.
Com o Jornalistas Mirins, os estudantes simulam o funcionamento de uma redação jornalística, atuando como repórteres, cinegrafistas ou editores, sempre com a orientação de um professor. Eles fazem a cobertura de eventos escolares, entrevistas e editam o material que produzem.
Já a Rádio Escola tem como base a produção radiofônica no ambiente escolar, colaborando na formação de crianças mais atentas e críticas.
Por meio da Educomunicação, a Secretaria Municipal da Educação também busca ampliar o conhecimento de assuntos ligados à educação, saúde, política, cultura e cidadania.
As crianças se divertem enquanto aprendem e têm contato com situações diferentes das vivenciadas em sala de aula.
Luiz Cláudio Sobrinho e Manuella Gaspar são jornalistas mirins da Escola Leonor Castellano, no Boqueirão. Para eles, atuar no projeto é muito enriquecedor. Ambos participaram esta semana da cobertura de um dos eventos do Conexão Educação, que debate assuntos administrativos e pedagógicos da rede pública curitibana.
“É importante desenvolver a criatividade, eu gosto muito de escrever as notícias”, relata a menina.
Já Luiz Cláudio gosta de conhecer pessoas e ambientes diferentes. “Este projeto é uma aventura pra mim, e adoro aventuras”, resume. Luiz Cláudio prefere registrar as imagens. “Gosto muito de tirar fotos”, conta.
A gerente de Inovação Pedagógica, Anelise Nico Paes, explica que a produção dos estudantes vai muito além do texto e fotos. “Eles produzem vídeos, charges, textos de opinião. E fazem isso com um olhar crítico e senso de responsabilidade sobre o que acontece na escola e na comunidade”, destaca Anelise.
Com o apoio dos professores e o uso de um ambiente digital colaborativo, os conteúdos ganham forma e são publicados diretamente na web.
“Além de desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade, o projeto também fortalece o uso pedagógico da tecnologia e estimula o protagonismo dos alunos”, completa.
Registro histórico: jornalistas mirins no Centro de Curitiba
Um dos destaques do trabalho dos jornalistas mirins este ano foi a cobertura dos 332 anos de Curitiba, comemorados em março. No dia 18 de março, acompanhados de professores, 35 participantes do projeto percorreram a cidade no ônibus da Linha Turismo para entrevistar curitibanos e turistas sobre o que mais gostam na cidade.
A ação iniciou no Passeio Público e terminou no Parque Tanguá. Para a estudante Julia Cerutti, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Mirazinha Braga (Vista Alegre), o momento foi muito especial. A menina entrevistou uma estudante de Educação Física no Passeio Público. “Ela me contou que gosta de Curitiba porque tem muitos parques, e ela faz muitos exercícios físicos”, contou Julia.