00478044
Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O Paço da Liberdade, um dos ícones arquitetônicos de Curitiba, celebra nesta segunda-feira (24/2) seus 109 anos de história, marcado por sua imponente construção e relevância histórica para a cidade. Inaugurado em 1916, o Paço foi a primeira sede fixa da Prefeitura de Curitiba, sendo uma das primeiras do Brasil a contar com um espaço permanente para os poderes Executivo e Legislativo municipais, na época em que ainda não era comum que as cidades tivessem esse tipo de sede fixa.

Hoje, o Paço da Liberdade é um importante espaço cultural, com destaque para sua arquitetura neoclássica e art-nouveau, além de ser símbolo da memória histórica da capital paranaense. Recentemente, o local voltou a ganhar protagonismo, sendo escolhido pelo prefeito Eduardo Pimentel para receber decisões importantes sobre a cidade, funcionando como um “gabinete estendido”. Pimentel já utilizou uma das salas do Paço para a assinatura do Plano de Redesenvolvimento do Centro e também lançou a Operação Centro Seguro.

Essa decisão de ocupar o Paço da Liberdade a cada 15 dias busca aproximar o Executivo municipal da população que reside, trabalha e circula pelo Centro de Curitiba, área que será diretamente beneficiada pelas ações do plano de revitalização. A escolha do local é simbólica, pois remete às origens da cidade e à sua história, além de ser um importante marco da modernização da região central da capital.

Curiosidades sobre o Paço da Liberdade:

  • Sua construção foi concluída em 1916, em um local antes ocupado por um Mercado Municipal.
  • A arquitetura é marcada por detalhes neoclássicos e art-nouveau, com uso de materiais como alvenaria de tijolos e cantaria.
  • O Paço foi sede da Prefeitura até 1969, quando a Prefeitura se mudou para o Centro Cívico.
  • Durante a restauração, iniciada em 2007, foram preservados elementos originais, como pedaços do piso do antigo Mercado Municipal, que podem ser vistos pelos visitantes.
  • O Paço abriga o primeiro elevador elétrico de Curitiba, adquirido em 1915, mas que só começou a operar em 1922.
  • Em 2009, foi reaberto como centro cultural administrado pela Fecomércio/Sesc/PR, com biblioteca, sala de exposições e café-escola.

Além de sua importância histórica, o Paço da Liberdade segue como um ponto de encontro para a cidadania, simbolizando a evolução e a preservação do patrimônio da cidade de Curitiba.