00361955
Prefeitura de Curitiba disponibiliza uma série de serviços nas Ruas da Cidadania. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Imagine um lugar onde o cidadão pode resolver tudo de que precisa, seja pagar uma conta, consultar financiamento da casa própria, obter a carteira de identificação ou até tratar dos serviços militares. Esse lugar existe: são as Ruas da Cidadania, que funcionam como braços da Prefeitura de Curitiba nos bairros.

Para chegar nas Ruas da Cidadania é muito fácil: basta usar o “busão” e você estará lá em menos de uma hora. Informações sobre horários de ônibus (dias úteis, fins de semana e feriados) e locais de partida são fundamentais na hora de se programar.

Leia também: Como funcionam os ônibus elétricos que devem rodar em Curitiba em 2024?

Além de promover serviços municipais, da esfera estadual e também federal, as Ruas da Cidadania oferecem pontos de comércio e lazer à população. Nesses locais ficam as administrações regionais de Curitiba.

Pensando em te ajudar a ter acesso aos serviços da cidade de modo rápido e eficaz, o Bem Paraná, em parceria com as Empresas de Ônibus de Curitiba, elaborou um guia para mostrar como chegar de ônibus até as Ruas da Cidadania. (guia de como chegar em cada Rua da Cidadania após a ilustração)

Com a missão de percorrer os trajetos até as 10 Ruas da Cidadania nós partimos da Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, que é onde fica a Rua da Cidadania Matriz. Só nesta regional, a população estimada atendida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 209.807 habitantes.

Confira ilustração dos trajetos

Serviços de Curitiba: saiba como acessar de 'busão' as 10 Ruas da Cidadania
População pode chegar de ônibus em todas as Ruas da Cidadania de Curitiba. Arte: Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp)

1) Rua da Cidadania Bairro Novo

  • Tempo estimado: 49 minutos

Ao sair da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa o cidadão deve caminhar por 300 metros até a Estação Tubo Rui Barbosa. Esse ponto fica entre a Rua Westphalen quase esquina com a Rua André de Barros.

Logo depois, é preciso pegar o ônibus 506 da linha Bairro Novo.Após cerca de 44 minutos, o cidadão descerá na Estação Tubo Bairro Novo. Em um minuto, ele chega na Rua da Cidadania Bairro Novo.

Para ter acesso aos serviços ofertados, clique aqui

2) Rua da Cidadania Boa Vista

  • Tempo estimado: 39 minutos

O trajeto começa com um deslocamento de 10 minutos a pé em direção até a Praça Eufrásio Correa (sentido Norte) para utilizar a linha expressa 203- Santa Cândida / Capão Raso. Descida será na Estação Tubo Fernando de Noronha.

Dica para evitar a caminhada: O passageiro deve se dirigir até a Praça Rui Barbosa, onde utilizará as linhas expressas 303- Centenário / Campo Comprido ou a linha C01- Pinhais / Rui Barbosa. O desembarque é na Praça Eufrásio Correia para realizar a integração.

Endereço: Rua da Cidadania na Avenida Paraná, 3600, Bacacheri.

Mais informações em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/boa-vista-administracao-regional/82

Para ter acesso aos serviços ofertados, clique aqui

3) Rua da Cidadania Carmo/Boqueirão

  • Trajeto estimado de 29 minutos

O percurso começa com caminhada de sete minutos até a Estação Tubo da Praça Carlos Gomes. No local, é possível utilizar a linha expressa 503- Boqueirão ou a linha 500- Ligeirão Boqueirão.

A chegada na Rua da Cidadania Carmo/Boqueirão acontece após um minuto de caminhada.

Endereço: Marechal Floriano Peixoto, 8430, Hauer

Mais informações em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/boqueirao-administracao-regional/83

Para ter acesso aos serviços ofertados, clique aqui

4) Rua da Cidadania Cajuru

  • Trajeto estimado de 18 minutos

Trajeto começa com caminhada ida até a Praça Rui Barbosa para utilizar as linhas expressas 303- Centenário / Campo Comprido ou a linha C01- Pinhais / Rui Barbosa.

Após 14 minutos, descer no Terminal do Capão da Imbuia e caminhar por cerca de quatro minutos.

Endereço: Avenida Prefeito Maurício Fruet 2150, Cajuru

Mais informações em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cajuru-administracao-regional/84

Para ter acesso aos serviços ofertados, clique aqui

5) Rua da Cidadania CIC

  • Trajeto estimado de 42 minutos

Caminhada até a Estação Tubo Rui Barbosa para utilizar a linha direta 607- Colombo / CIC. Descer do ônibus no Terminal CIC após 25 minutos e/ou quatro paradas.

O trajeto pode continuar de duas formas. Uma delas é uma caminhada de 12 minutos fará o cidadão chegar ao Espaço Empreendedor da Rua Cidadania.

O outro jeito é caminhar até o Terminal do Pinheirinho, pegar ônibus 040 Interbairros IV e descer após duas paradas na Rua Pedro Gaston.

A chegada até a Rua da Cidadania acontece após mais 2 minutos de caminhada.

Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2470, CIC

Mais informações em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cic-administracao-regional/85

6) Rua da Cidadania Portão / Fazendinha

  • Trajeto estimado de 36 minutos

O percurso se inicia com deslocamento até a Praça Rui Barbosa para utilizar a linha convencional 701- Fazendinha e tendo como 2ª opção a ida até o Terminal Guadalupe (lado Rua João Negrão) para utilizar a linha direta 702- Caiuá / Cachoeira.

A descida acontece no Terminal do Fazendinha e a chegada na Rua da Cidadania acontece após caminhada de cerca de 3 minutos.

Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1700, Portão

Mais informações em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/fazendinha-portao-administracao-regional/86

Para ter acesso aos serviços ofertados, clique aqui

7) Rua da Cidadania Pinheirinho

  • Trajeto estimado de 49 minutos:

Trajeto começa com deslocamento até a Praça Rui Barbosa para utilizar a linha expressa 603- Pinheirinho. Descida ocorre após 44 minutos no Terminal do Pinheirinho. A chegada na Rua da Cidadania acontece após caminhada de 5 minutos até a Rua da Cidadania.

Endereço: Avenida Winston Churchill, 2033, Capão Raso

Mais informações em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/pinheirinho-administracao-regional/88

Para ter acesso aos serviços ofertados, clique aqui

8) Rua da Cidadania Santa Felicidade

  • Trajeto estimado de 38 minutos

Caminhada de 15 minutos até a Travessa Nestor de Castro para utilizar a linha convencional  901- Santa Felicidade ou a linha direta 307- Bairro Alto / Santa Felicidade. É possível pegar ônibus na Estação Tubo Nestor de Castro.

A descida é no Terminal de Santa Felicidade. Após caminhada de três minutos, acontece a chegada na Rua da Cidadania.

Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa felicidade

Mais informações em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/santa-felicidade-administracao-regional/89

Para ter acesso aos serviços ofertados, clique aqui

9) Rua da Cidadania Tatuquara

  • Trajeto estimado de 56 minutos

Primeiro é preciso se deslocar até a Praça Rui Barbosa para utilizar a linha expressa 603- Pinheirinho e realizar integração no terminal do Pinheirinho com as linhas alimentadoras 617- Jardim Ludovica, 650- Santa Rita, 681- Dalagassa ou 684- Rio Bonito, as quais integrarão / levarão até o Terminal Tatuquara.

Com três minutos de caminhada, cidadão chega até a Rua da Cidadania.

Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – esquina com a Rua Pres. João Goulart 

Mais informações em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/tatuquara-administracao-regional/2681

Para ter acesso aos serviços ofertados, clique aqui

Modernização e ônibus elétricos

Além de facilitar a vida do cidadão, o transporte coletivo de Curitiba também não para de se modernizar. Em junho de 2024, a capital paranaense deve receber os primeiros ônibus elétricos. A promessa é de um futuro mais eficiente e sustentável para Curitiba.

Quem acompanha as negociações desde o início para trazer os ônibus novos é o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Mauricio Gulin. Em entrevista ao Bem Paraná, ele falou que várias entidades estão empenhadas em trazer o novo transporte para Curitiba.

“Um projeto dessa envergadura só se torna realidade se todos os players atuarem no mesmo sentido. E é exatamente isso que está acontecendo. As empresas de ônibus, seu braço de inovação, a CWBUS, junto com a Prefeitura de Curitiba, Urbs, Ippuc, Governo do Estado estão trilhando o mesmo caminho em prol da eletromobilidade”, diz.

Apesar do ônibus elétrico ser mais caro que a combustão, o presidente do Setransp ressalta que a longo prazo esse investimento se torna mais barato.

“A manutenção do ônibus elétrico é mais barata, pois o veículo não tem uma série de componentes do motor a combustão. Além disso, tem também a economia com o fim do uso do diesel. E, claro, conforme essa nova tecnologia vai ganhando escala, menor vai ser o preço. Para o usuário é uma ótima notícia. O ônibus elétrico terá ar-condicionado e é mais confortável.”

Faixas exclusivas dos ônibus

Há quase 10 anos, Curitiba implementou a primeira faixa exclusiva para ônibus entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. Estudos mostram que as faixas são capazes de diminuir o tempo de deslocamento dos ônibus em até 74% nas viagens.

Os veículos de passeio não podem entrar nessas faixas, exceto no caso de acessos e conversões. Atualmente, são11,6 quilômetros de faixas exclusivas em Curitiba. A implementação pode inclusive melhorar o desempenho dos ônibus elétricos que vão chegar na cidade.

“Por meio das faixas exclusivas, o ônibus se desloca de forma mais rápida, pois ele não disputa as vias com os carros e motos nem fica preso em congestionamentos. Nós, do Setransp, sempre estamos estudando a possibilidade de implantação de novas faixas exclusivas para sugerir à Urbs, melhorando assim a vida do passageiro”, explica o coordenador operacional do Setransp, Mauro Magalhães.

Outro benefício apontado por Mauro é que a agilidade no deslocamento dos ônibus tem impacto direto no custo da tarifa.

“Quanto maior a velocidade média do ônibus, mais ele cumpre os horários, a frequência, menor o número de carros necessários e menor o custo do sistema, o que impacta diretamente no custo da tarifa do transporte coletivo”.

Transporte modelo

Como mencionamos no início do texto, o transporte coletivo de Curitiba é considerado como modelo e é um meio de locomoção rápido e fácil para o cidadão. Entre os fatores que contribuem para isso está a integração temporal. Os passageiros contam com diferentes tipos de integração para trocar de linha de ônibus ou de estação-tubo sem precisar pagar nova tarifa.

A proposta das integrações temporais no transporte é oferecer uma alternativa aos passageiros que ainda não têm acesso à integração no sistema. Em Curitiba, uma pessoa embarca em um ponto e percorre todos os 22 terminais e as mais de 337 estações-tubo da cidade com apenas uma tarifa. Algo que ocorre em 92% da rede de transporte.

O único critério para usar a integração temporal é ter o cartão-transporte da URBS, que permite também o acesso às Ruas da Cidadania, onde o passageiro economiza uma tarifa no retorno ao ônibus.

Veja como é composta a frota do transporte coletivo de Curitiba:

image-18
Existem mais de 1200 ônibus na frota operante do transporte coletivo em Curitiba. Dados: URBS

50 anos do BRT

Além de modelo, outra palavra que caracteriza o transporte coletivo de Curitiba é pioneirismo. Em 2024, um projeto desenvolvido na cidade completa 50 anos: o Bus Rapid Transit – Transporte Rápido por Ônibus (BRT). Esse que inclusive já foi considerado como um dos 50 projetos mais influentes do mundo pelo Project Management Institute PMI – Instituto de Gerenciamento de Projetos.

O BRT é destacado com frequência como propulsor de uma “revolução no transporte”, conforme explica Mauro Magalhães.

“É muito importante que Curitiba seja a pioneira nesse sistema de transporte que foi copiado por várias cidades ao redor do mundo. Para o usuário é a questão da rapidez, da economia de passagem, de fazer vários deslocamentos em bairros e regiões das cidades com uma única tarifa”, diz.

O eixo Norte-Sul inaugurou o funcionamento dos ônibus expresso em Curitiba em 22 de setembro de 1974. Na época, foram colocados em operação 20 ônibus, sendo oito para a linha Santa Cândida/Rui Barbosa e outros 12 veículos na linha Capão Raso/Passeio Público.

A agilidade desse modal é um dos principais diferenciais dele, principalmente quando se fala de distâncias grandes. “É algo muito bom para a gente”.

Quer saber mais sobre os horários dos ônibus em Curitiba? Consulte o site da URBS e tenha acesso ao momento de partida e chegada das linhas do transporte coletivo.