O início de cada ano, de forma particular para cada um, traz consigo uma bagagem enorme de expectativas. São sonhos que queremos realizar, anseios, dúvidas, novidades… Foi assim, com muitas novidades, que iniciamos 2009, e, agora, já transcorridos, praticamente, oito meses deste ano, somos desafiados por uma parada que não estava no programa. Essa tal de gripe H1N1(sem tirar-lhe a relevância, claro!) fez uma reviravolta em nosso dia-a-dia.  Para nós, vestibulandos de 2009, parar foi horrível, perdemos o ritmo das aulas em sala, nossos horários se bagunçaram. Mas, fazer o quê? É preciso encarar essa situação como uma forma de amadurecermos em relação ao estudo. Aprendermos que existe muita força de vontade em cada um de nós.

É de grande responsabilidade encarar desafios, isso faz com que nos conheçamos e aos outros e nos reformulemos diante do novo. Sabemos todos que precisamos caminhar na velocidade que o mundo nos impõe, e não como, às vezes, gostaríamos.
Enquanto a maior parte das pessoas aproveita o forçado descanso, você estude ainda mais, recarregue as baterias. Aqui do outro lado da tela, nós trabalhamos muito para que a sua conquista seja cada vez mais concreta. Tudo o que até agora fizemos, em sala e em casa, construiu o que somos. E não devemos parar por aqui.

Toda mudança de rumo no meio do caminho nos traz, além de medo e insegurança, uma oportunidade de fazer melhor. Não é hora de se acomodar! Apostilas nas mãos, objetivos bem traçados e a imagem do seu nome na lista de aprovados, nada mais é necessário para nos levar ao estudo. Assim, você fará qualquer prova de vestibular, em cujo resultado estará explícito o desejo e a realidade da sua vitória.
Faça os exercícios propostos pelos professores, pesquise na web, leia, escreva… Todo o esforço valerá a pena!

* Gláucia Lopes, formada em letras, professora há mais de 15 anos de  língua portuguesa e dá aulas no Curso Dom Bosco.