Se você tem uns dezesseis anos ou mais, certamente se lembra da frase: “Não esqueça a minha caloi!”. Esse foi o slogan de propaganda de bicicleta por muitos anos.

A bicicleta fez e ainda faz parte dos sonhos de muitas crianças, seja como instrumento de lazer, como meio de transporte ou mesmo de competição. A saber, existem basicamente quatro classes de bicicletas:

1. as bicicletas comuns, aro 26”, de paralamas e bagageiro;

2. as pequenas, aro 20”, chamadas bicicross ou BMX;

3. as mountain-bike, aro 26”, com pneus grossos e marchas;

4. as speed, aro 27”, com pneus finos e marchas.

Enquanto modalidade de competição, podemos classificar o ciclismo em três modalidades:

1. BMX, basicamente de pista;

2. Montain-Bike;

3. Ciclismo de estrada, de circuito e pista. Lembrar que o ciclismo faz parte também da modalidade de Triatlo.

Uma variante não competitiva que vem se tornando muito popular é o Cicloturismo, que consiste em percorrer certos trechos em grupos ou mesmo fazer viagens com alguns dias de duração.

Curiosidades:

O bicicross tornou-se muito popular após o filme ET, ( ET, o Extra -Terrestre, EUA, 1982). Quem não se lembra da aventura do menino (Eliot) e sua bike! A competição mais tradicional de ciclismo é o Tour da França que existe há mais de 100 anos e é disputado ao longo de três semanas. No Brasil a prova mais tradicional é a 9 de julho que completou, em 2008, a sua 65ª. edição. As modernas bicicletas de hoje empregam tecnologias avançadas em materiais e design visando à resistência e leveza que possam garantir alta performance aos atletas. Materiais como carbono, titânio, kevlar e alumínio são amplamente empregados.

Imagine sentir o vento numa tarde de verão deslizando pelas estradas dos Campos Gerais, ou pela Estrada da Graciosa numa manhã de primavera. Tudo isso está ao alcance de suas pernas, basta estar preparado. Em São Paulo, faça sol ou faça chuva, uma sexta-feira por mês, enquanto os carros mal se movem pelas ruas, ciclistas se encontram na Avenida Paulista e saem numa espécie de carreata, mas, claro, de bicicleta para divulgar a bike como meio de transporte. Em Curitiba, as saídas são todas as quintas-feiras sem chuva ou garoa, às 20h30min do Largo da Ordem em frente ao chafariz do cavalo babão. São equipamentos obrigatórios: capacete, colete refletivo e sinalização noturna. Sem esses requisitos mínimos de segurança, não é permitida a participação.

Alguns de nossos professores são apaixonados por bicicleta, entre eles, Ipojuçan, José Wilmar, Paulo Roberto, Pedro e Roberto. O professor José Wilmar abordou, em sua monografia, as aplicações práticas da Física tendo como laboratório a própria bicicleta.

Em síntese, a bicicleta é um instrumento que transforma energia muscular em energia cinética; transferindo a força do ciclista para a roda por meio de alavancas e a transmissão da rotação é feita através da corrente e engrenagens.

A primeira prova do ENEM que ocorreu em 1998 abordou esse tema – a bicicleta. Veja e analise essa e outras questões relacionadas.

* José Wilmar Carvalho – Professor de Física do Curso Dom Bosco