Alianças e não alianças

Fabio Camargo

A importância das eleições municipais deste ano é tão grande para 2010 que dois dos grandes partidos brasileiros inverteram o processo: as direções estão decidindo com quem não vão fazer alianças no lugar de procurar aliados.

Vetos
O PT, no começo deste ano reuniu-se e decidiu que não fará coligações regionais com adversários nacionais. O objetivo é claro, não dar munição para o inimigo lá na frente. Agora é a vez do PSDB do Paraná. A direção estadual pretende examinar cada proposta de coligação municipal.

Particularidades
Embora pareçam procedimentos óbvios, é preciso levar em conta que os partidos brasileiros ainda não têm uniformidade nacional. Na hora das disputas municipais, cada legenda tem uma particularidade em cada município.

Impasse
Em Curitiba, o impasse continua na manutenção da aliança PDT e PSDB, feita para as eleições de 2006. O senador Osmar Dias (foto), acena em manter o PDT na aliança do prefeito Beto Richa, mas a possibilidade uma candidatura de Beto em 2010 faz com que o PDT fique com um pé atrás.

Frase do dia
O PDT foi base de apoio do Beto Richa e arcou com os prejuízos e bônus desta posição durante todos estes anos. Seria uma incoerência mudar de posição às vésperas da disputa eleitoral.

Do senador Osmar Dias, sobre a possibilidade de o PDT ter candidato próprio à Prefeitura de Curitiba.