Bolsa-Estágio

Mateus Maranhão

Projeto do vereador Jorge Bernardi (PDT) cria o Programa Bolsa-Estágio, para estimular a inserção sócio-econômica dos jovens de 16 a 20 anos pertencentes a famílias de menor renda, mediante a melhoria da escolaridade. A iniciativa, segundo o vereador, visa propiciar o resgate da cidadania dos jovens pobres, facilitando a capacitação profissional. Bernardi acredita que o projeto potencializa a integração do jovem no seu bairro para fazê-lo desenvolver atividades de caráter comunitário, que melhorem a qualidade de vida.

Auxílio
A idéia é dar concessão de auxílio pecuniário, em valor a ser fixado em decreto correspondente a no mínimo 50% e no máximo 100% do salário mínimo nacional, além de seguro de vida coletivo e atendimento de despesas de deslocamento para a realização de atividades comunitárias e de formação, pelo prazo mínimo de seis meses e máximo de dois anos.Segundo o vereador, a prática de atividades comunitárias pode ser feita pelos órgãos municipais ou por entidades conveniadas ou parcerias, obedecidas as restrições do Ministério do Trabalho e do Emprego.

Meio salário
Será considerado beneficiário o jovem de 16 a 20 anos, que não exerça atividade remunerada ou esteja desempregado, não possua rendimentos próprios, pertença a família de menor renda e estude em escola pública.Estes jovens terão oportunidade de estagiar de seis meses a dois anos em órgão públicos e privados, recebendo de meio a um salário mínimo mensal, além de vale-transporte e seguro de vida.

Experiência
Com este projeto, que deverá ser implantado paulatinamente na cidade, atendendo jovens que estejam estudando na rede pública, cuja renda familiar per capita não poderá ser inferior a meio salário, estará se possibilitando uma experiência profissional a curitibanos que encontram dificuldades em se inserir no mercado de trabalho.


Saúde
A previsão de desafogo das unidades de saúde vizinhas ao bairro Santa Quitéria e o atendimento a uma demanda de 20 mil consultas médicas e outras 10 mil odontológicas contempla o trabalho realizado pela vereadora Dona Lourdes (PSDB). Sua satisfação foi ampliada com a assinatura da licitação de construção da Unidade de Saúde de Santa Quitéria, nesta semana, pelo prefeito Beto Richa e o governador em exercício, Hermas Brandão.

Obra
A construção da nova unidade será na esquina das ruas Capiberibe e Bocaiúva, em frente à Escola Nice Braga e à praça Francisco Ribeiro Azevedo de Macedo. Serão investidos R$ 863 mil para criar 510 metros quadrados de instalações ao serviço médico e odontológico. De acordo com a Regional do Portão, encarregada de administrar a obra, serão necessários oito meses para a conclusão e abertura do posto, que atenderá uma população estimada em 25 mil moradores.

Empenho
Aproveitando a presença do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, Dona Lourdes, que está em seu primeiro mandato, agradeceu o empenho da administração Richa. “Nós estamos satisfeitos com o atendimento que o prefeito Beto Richa vem concedendo às reivindicações da população curitibana, especialmente em setores como esse, da saúde, uma das primeiras dificuldades que o trabalhador enfrenta”, concluiu.

Trânsito
Dona Lourdes também trabalha pela segurança viária e está solicitando que a Prefeitura coloque um redutor de velocidade na Rua Bocaiúva, considerando o intenso movimento de veículos no tráfego diário da região. Sua solicitação visa a esquina desta via com a Rua Dom Orione, para a qual também pede sinalização vertical e horizontal na esquina com a Rua professor Ovídio da Costa.




Nota 10
Para o vereador Aladim Luciano, do Partido Verde.





 “Essa unidade vai atender toda a população do bairro, que vinha há muito tempo reivindicando uma unidade própria para evitar deslocamentos distantes entre as unidades de Vila Leão e Estrela”.


(Da vereadora Dona Lourdes, do PSDB, comentando o anúncio de construção de nova Unidade de Saúde, no bairro de Santa Quitéria).