Anteontem, completou 120 dias da licença do vereador Manassés Oliveira (PPS), período em que o primeiro suplente, vereador João do Suco (PSDB), ocupou a cadeira na Câmara de Curitiba. Durante a sessão plenária, João do Suco agradeceu aos colegas vereadores, à equipe de gabinete e aos funcionários da Casa, pelo auxílio prestado.
Balanço
”Agradeço o espaço que tive na Câmara, a parceria com os vereadores e com o prefeito Beto Richa. Sou muito grato, também, aos cidadãos curitibanos, que me deram esta oportunidade, confiando em mim o seu voto”, disse o parlamentar, lembrando que, durante estes quatro meses, apresentou 118 proposições, uma em parceria com o vereador Jair Cézar (PTB) e outra com o presidente do Legislativo, João Cláudio Derosso (PSDB), além de duas propostas de utilidade públicas.
Lazer especial
Foi aprovado projeto de lei do vereador Valdenir Dias (PMDB) que cria em Curitiba o Dia de Lazer dos Portadores de Deficiência Física. A finalidade da data é contribuir para a igualdade e participação plena dos portadores de deficiências.
Atividades
A proposta prevê atividades esportivas e culturais alusivas à data, providenciadas com pelo menos 30 dias de antecedência, para que aconteçam na primeira semana de dezembro. “As atividades devem atender as necessidades dos participantes e permitir sua integração com a comunidade”, explica.
Homenagem
A Câmara de Curitiba concedeu o título de Cidadão Honorário ao boxeador Macaris Antunes do Livramento, proposto pelo vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB). O boxeador é natural de Órleans (SC) e está há 41 anos defendendo a bandeira da cidade e do Paraná, em mais de cem lutas que participou na gloriosa carreira de pugilista.
Número 1
Stephanes Júnior ressaltou a sua dedicação na defesa do esporte e na formação de novos talentos, assim como “o amor de Macaris pela profissão escolhida”.
Desde 93, Macaris do Livramento passou a ser o número um do ranking brasileiro, mantendo-se nesta posição por dois anos. Em 95, foi campeão intercontinental das Américas e, no ano seguinte, campeão mundial. Em 2002, foi campeão brasileiro, completando uma carreira de 30 anos, “sempre com bonitas vitórias”. Também foi o primeiro de sua categoria a iniciar o boxe feminino, com sua esposa, Risolete dos Santos.
Prestígio
A entrega do título foi prestigiada pelos comunicadores Fernando César, locutor e apresentador da Rádio Banda B e TV América, e Jasson Goulart, da RPC. Também esteve presente o diretor de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Hélio Pereira Cury, além de familiares e amigos que acompanharam desde o início a carreira de Macaris.
24 horas
A proposta da Prefeitura de Curitiba de revitalizar a Rua 24 Horas, a partir de uma parceria com a iniciativa privada, foi destacada, na Câmara Municipal, pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB). “Trata-se, sem dúvida, de um local que se transformou num dos ícones da cidade e que precisava de uma atenção do poder público para voltar a ser um dos principais pontos de atração turística da Capital”, afirmou o parlamentar.
Revitalização
Segundo Mario, o projeto de revitalização está sendo desenvolvido pelo Ippuc, a partir de demandas apresentadas pelos proprietários de estabelecimentos no local. “Com a parceria que a Prefeitura estará fazendo com a Associação dos Lojistas da Rua, a 24 Horas terá maiores espaços e novos tipos de serviços, voltando a atrair visitantes pelas suas características peculiares e garantindo a subsistência econômica do local”, acrescentou.
Prazos
O complexo deverá contar com tudo o que o cidadão precisa nos momentos inesperados, como sapatarias rápidas, lojas para aluguel de roupas e chaveiros, além de lanchonetes, revistarias e lojas de souvenirs. Parte do projeto de revitalização deverá ser apresentada dentro de um mês, quando haverá reunião com os lojistas. A previsão é de que os trabalhos na Rua 24 Horas, aberta em 1992 e que se tornou conhecida em todo o País, estejam prontos em seis meses.
Nove
Atualmente, apenas nove lojas ainda funcionam no espaço e os comerciantes remanescentes reclamam de problemas estruturais, como rachaduras e infiltrações na cobertura, além da falta de segurança, embora a rua esteja em pleno centro da cidade, cercada de hotéis. Segundo Mario Celso, a proposta de recuperar a 24 Horas vem ao encontro do projeto da Prefeitura de revitalizar o centro da cidade, processo já iniciado através de obras nas principais ruas centrais, onde as calçadas estão sendo substituídas, dando maior segurança aos pedestres.
Frase do Dia
”De todos os títulos, a maior conquista foi receber a cidadania de Curitiba”.
(Do boxeador Macaris do Livramento, 46 anos, que recebeu título de Cidadão Honorário de Curitiba na Câmara).
Nota 10
Para o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB).