As declarações do presidente do DEM do Paraná, Abelardo Lupion, declarando desde já o apoio da legenda à candidatura de Osmar Dias ao governo do estado, em 2010, mexe com algumas pedras importantes do xadrez da política paranaense. A tentativa de repetir a aliança exclui a possibilidade do prefeito Beto Richa concorrer ao cargo em 2010?

Uma eleição no meio
O apoio pode ser considerado precipitado, uma vez que existe uma eleição antes de 2010, as municipais de 2008. O quadro de candidaturas a prefeito em Curitiba e nas principais cidades paranaenses, e principalmente o resultado das eleições, pode recompor o cenário, ainda mais porque o atual governador, Roberto Requião, não estará no páreo, o que leva o grupo que ocupa o governo estadual a procurar uma alternativa.

Projeto próprio
O PTB é um dos partidos que fez parte de alianças dos dois lados, nas últimas eleições, mas que tem projeto próprio para concorrer às prefeituras em 2008. O pensamento da direção do partido, o deputado federal Alex Canziani(foto) e o empresário Flávio Martinez, é apresentar candidaturas como alternativas aos grupos que vêm disputando sistematicamente a direção das principais cidades paranaenses.

Crescimento
Independentemente do que for decidido no Congresso sobre reforma política, o PTB não pretende superar com folga a cláusula de barreita, ponto que deve voltar à pauta nos próximos dias. A direção petebista tem planos para que o partido reconsolide sua identidade de projeto político e tenha seu eleitorado próprio, resgatando seu papel histórico.

FRASE do DIA
Juntos, nós empatamos com a máquina. Seria uma incoerência e uma imaturidade
não tentarmos refazer essa composição.

Abelardo Lupion, presidente do DEM, justificando a intenção de manter unido o grupo que apoio Osmar Dias em 2006.

NOTA 10
Para o prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha (Gabão) , pelo trabalho que tem feito no município da região metropolitana de Curitiba.