O engenheiro civil e ex-vereador Nobutero Matsuda será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A solenidade, atendendo proposta do vereador Rui Hara (PSDB), será realizada na próxima quinta-feira, às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
Estudante
O homenageado nasceu em Lins (SP) e é formado pela Universidade Federal do Paraná. Idealista desde jovem, presidiu a União dos Gakusseis de Curitiba (UGC), entidade preocupada em desenvolver entre os jovens acadêmicos a promoção do bem comum à comunidade, e participou ativamente da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Vereador
Em 1964, foi eleito primeiro suplente de vereador pela União Democrática Nacional. Ocupou uma cadeira na Câmara de Curitiba de 1967 a 68 pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Em 68, foi eleito vereador, realizando diversos trabalhos para o desenvolvimento da cidade. É funcionário aposentado do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Também é membro fundador da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba.
Cara nova
”O Parque Bacacheri está de cara nova e a população satisfeita com o fim da lama e da poeira”, disse o vereador Aladim Luciano (PV) na reinauguração do Parque Bacacheri. De acordo com o prefeito Beto Richa, foram investidos cerca de R$ 175 mil de recursos próprios da Prefeitura de Curitiba para a execução das obras.
Sonho
Segundo Aladim, as obras foram concentradas principalmente no acesso e estacionamento, com pavimentação, nova iluminação, plantio de grama e flores, drenagem, com captação de águas da chuva, e calçadas. “Estou muito feliz em ver atendida minha reivindicação e da comunidade; um sonho de 20 anos que se realizou, uma conquista conjunta”, afirmou.
Prestígio
Além de Aladim Luciano e Beto Richa, prestigiaram a solenidade os vereadores Elias Vidal (PDT) e Jair Cézar (PTB), os secretários municipais de Obras Públicas, Mário Yoshio Tookuni; e do Meio Ambiente, Mário Sérgio Rasera; administradora da Regional Boa Vista, Janaina Lopes Gehr; presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Solar (Assolar), Luiz Tadeu Seidel Bernardina; presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Bacacheri 1, José Augusto Soavinski, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Bacacheri 2, Paulo Negrão.
Crédito
Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Especial no valor de R$ 13,3 milhões destinados à construção do Hospital Municipal de Gerontologia e Clínica Médica de Curitiba está em tramitação na Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba. Segundo o vereador Aladim Luciano (PV), relator da matéria, o objetivo é construir um local adequado para atender a crescente demanda de atendimento médico aos idosos.
Mais leitos
”O hospital possuirá 100 leitos, deverá realizar aproximadamente 50 mil atendimentos anuais e um total de 10 mil internamentos por ano. Com isso, a capacidade de atendimento nos hospitais de Curitiba será ampliada entre 5% a 10%”, afirma Aladim. “Esse é mais um projeto do prefeito Beto Richa que está sendo cumprido. Precisamos priorizar a assistência à saúde do idoso e sua qualidade de vida, portanto meu relatório será favorável ao projeto”, conclui o parlamentar.
Segurança
A vereadora Nely Almeida (PSDB) requer ao secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, “urgente” melhoria no policiamento da Avenida Batel, próximo ao Posto Ipiranga.
Emergência
”A situação de insegurança que a população deste local vem enfrentando precisa ser revista em caráter de emergência. Os moradores estão indignados com este abandono, principalmente nas quintas, sextas e sábados. Devido à diminuta presença de policiais nas imediações, os arruaceiros, depois de consumirem muita bebida alcoólica, promovem todo tipo de desordem, causando muitos transtornos”, justifica Nely.
Frase do Dia
”É uma justa homenagem pela sua dedicação em divulgar e preservar a cultura japonesa e pelos trabalhos relevantes prestados à nossa comunidade”.
(Do vereador Rui Hara, do PSDB, em homenagem ao ex-vereador de Curitiba e engenheiro civil Nobutero Matsuda, que recebeu na semana passada o título de Cidadão Honorário de Curitiba).
Nota 10
Para a comunidade lusitana de Curitiba, pelas tradições e os laços afetivos que mantém com a cidade e o país.