Eixo
Com as recentes votações na Câmara Municipal de Curitiba definindo verbas para desapropriações em áreas que serão utilizadas pelo Eixo Metropolitano, o vereador Mario Celso Cunha (PSDB) destacou o esforço do prefeito Beto Richa, no sentido de tirar do papel um projeto que vai garantir uma melhoria substancial no transporte coletivo da capital.


Agilização
Mario Celso declarou que “diversos grupos de trabalho, incluindo o Ippuc, Urbs, SMOP, SGM e UTAG estão agilizando os entendimentos, para colocar em prática o quanto antes este novo serviço de transporte coletivo. Isso vai beneficiar os usuários do sistema, além de viabilizar um aquecimento na área imobiliária no entorno do Eixo e também garantir uma explosão positiva no comércio por onde o traçado passar”.

Antecipação
Segundo previsão dos técnicos do Ippuc, as obras deverão ter início já em fevereiro do próximo ano, podendo ser antecipadas, dependendo das conversas, que estão bem adiantadas. Pelo projeto, o Eixo ligará o bairro do Pinheirinho até o Atuba, sendo que na primeira etapa irá até a Universidade Federal do Paraná, Jardim Botânico.


Segunda etapa
O vereador confirmou que existe um estudo, inclusive envolvendo bancos internacionais, no sentido de ampliar a segunda etapa até o município de Colombo. O líder de Beto Richa confirmou que “o prefeito tem feito um excelente trabalho em Curitiba, com apoio de prefeitos da Região Metropolitana, pois ele é também o presidente da Assomec. Neste sentido, luta também pela integração do sistema”.

Mulheres
A participação feminina em mudanças nos rumos da história brasileira não é um fato recente, pelo contrário. Reafirma-se a cada organização social em que esteja engajada, como é o caso do Conselho da Mulher Executiva, entidade vinculada à Associação Comercial do Paraná. Iniciando uma nova fase sob a coordenação da advogada Isabel Kugler Mendes, o CME abre debate permanente sobre a participação da mulher na política.


Política
Nestas eleições, o CME já mostrou seu comprometimento, promovendo um debate pré-eleitoral com todas as candidatas aos cargos públicos e, agora, quando faz o planejamento de trabalho de suas cinco comissões, reafirma a disposição de exercer uma responsabilidade política que cobre dos novos eleitos o compromisso do voto e que, ao mesmo tempo, abra espaço para o surgimento de novas representações.


Participação
A vereadora e quarta secretária da Câmara de Curitiba, Julieta Reis (PSB), adota e aprova o posicionamento do CME. A parlamentar, que foi uma das candidatas ao pleito estadual, não logrando êxito, embora com boa votação, acredita que a “mulher deve ter uma participação maior na vida política do País”. Para Isabel Mendes, que solicitou engajamento permanente às novas presidentes de comissões, “nós só teremos uma democracia realmente forte e reconhecida quando assim o forem nossas instituições, através da ética e da transparência”.


Comissões
O Conselho da Mulher Executiva foi criado para dar suporte às atividades empresariais da mulher, troca de experiências profissionais e para fortalecimento do papel da mulher no desenvolvimento social e econômico de Curitiba e do Paraná. Na reunião foram determinadas as cinco comissões de trabalho, entre elas a de Assuntos Políticos.


Vinhos
As comissões permanentes da Câmara de Curitiba estão apreciando projeto do primeiro vice-presidente da Casa, vereador Jair Cézar (PTB), que institui, no calendário oficial da cidade, o Encontro Sul-Americano de Vinhos e Sabores. Segundo o parlamentar, a iniciativa visa incrementar o turismo na cidade.


Alto nível
O vereador justifica que o encontro será de alto nível e deve movimentar a rede hoteleira e gastronômica, além de contribuir para a economia local. O evento, segundo o parlamentar, será realizado anualmente no mês de julho, durante dois dias.

Frase do Dia
”O objetivo é fazer com que os participantes tenham a oportunidade de assistir palestras, vídeos sobre as plantações das diversas cepas de vinhedos, bem como a colheita e fabricação de vinhos, sucos, geléias e outros derivados da uva, além de apreciarem a boa comida acompanhada de excelentes vinhos”,


(Do vereador Jair Cézar, do PTB, que está propondo a instituição no calendário oficial da cidade do Encontro Sul-Americano de Vinhos e Sabores).


Nota  10
Para o presidente da Associação Comercial do Paraná, Virgílio Moreira Filho.