O prefeito Beto Richa sancionou o orçamento para Curitiba naquinta-feira. De acordo com o documento, 36% dos R$ 3,058 bilhões serãodestinados para investimentos (obras e programas da área social). Boaparte das novas obras foi decidida através de audiências públicas. Comojá aconteceu em outros anos, a população pediu mais pavimentação. Osintoma claro é que o transporte continua sendo a principal preocupaçãodo curitibano.

Participação
Para a elaboração do orçamento, a participação da população curitibanase deu com 6.143 sugestões – enviadas à própria prefeitura e também àCâmara de Vereadores. As indicações que pedem melhorias de trânsito etambém pavimentação de ruas somam um total de 1.278, 20% do total. Aprefeitura garante que já estão programados 170 quilômetros depavimentação e recuperação de ruas.

Na retaguarda
Enquanto boa parte da população de Curitiba estará no litoral doParaná, a Prefeitura da Capital está preocupada em manter a cidadelivre das invasões. Uma força tarefa composta por vários órgãosmunicipais estará a postos para atender as denúncias de invasões deterrenos através do telefone 153. Além das denúncias feitas pelapopulação, uma equipe da Prefeitura estará fiscalizando áreas quecorrem risco de invasão.

Mesmo time
Embora a composição do secretariado do governo Requião a partir dejaneiro seja alvo de muitas especulações, tudo indica que a equipe devesofrer poucas alterações. Um bom indicativo é o número de nomes quecompuseram o secretariado do atual governador em seu primeiro mandato,na década de90, e que se repetiram no mandato que começou em 2002.

Perspectiva
A perspectiva de Airton Roveda assumir um cargo na Câmara Federal estápróxima, uma vez que o ex-prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi parecemesmo disposto a aceitar o convite para tornar-se secretário doPlanejamento do Distrito Federal. Na legislatura passada, Roveda jáhavia ficado na primeira suplência e assumiu a vaga com a morte de JoséCarlos Martinez (em acidente de avisão).

O próximo
A confirmar a substituição de Cássio por Roveda, o próximo suplente daColigação Voto Limpo e o ex-deputado federal Luciano Pizzatto. Depoisde ter cumprido trêsmandatos como deputado federal, Pizzatto ficou forada última legislatura por ter disputado uma vaga no Senado, em 2002.

FRASE DO DIA
Já não é mais problema dos controladores, que estão trabalhandodireito. Agora tem um problema que precisa ser explicado à população
Do presidente Lula, cobrando umaexplicação para a nova onda de atrasos de vôos que estão congestionandoos principais aeroportos brasileiros.

NOTA 10
Para a vereadora de Curitiba Nely Almeida, que a partir de janeiro assume a liderança do PSDB na Câmara.