O projeto das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (parques particulares) foi criado pela Prefeitura, para garantir em Curitiba a preservação de 14 milhões de metros quadrados de florestas nativas no meio urbano, o que equivale à área de 10 parques Barigüi.
O levantamento é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que identificou cerca de mil lotes particulares com potencial para serem transformados em Reservas Municipais.
Para estimular o interesse dos proprietários em trocar essas áreas por potencial construtivo, a Prefeitura encaminhará no mês de junho uma carta a cada proprietário explicando as vantagens oferecidas na transformação das reservas.
Manifestação-1
Integrantes da Força Sindical, da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) e da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) fizeram ontem em Curitiba uma manifestação pela diminuição de carga horária. Os manifestantes pediram que a carga horária passe de 44 para 40 horas semanais, sem redução do salário.
Na manhã de ontem, o grupo esteve em empresas e garagens de ônibus da rede de transporte coletivo protestando em conjunto com funcionários e acusam os policiais de abusar da violência. Alegam que os policiais não quiseram conversar e chegaram com balas de borracha, gás lacrimogênio e cacetetes. Bateram em muita gente e alguns foram presos.
Manifestação – 2
Em nota, a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana afirma que “repudia os atos de violência registrados durante a madrugada em frente às garagens das operadoras do transporte coletivo”. A nota declara, ainda, lamentável que “as agressões tenham partido de quem, a princípio, deveria utilizar seu direito democrático de livre manifestação sem ferir um dos direitos fundamentais do cidadão, que é a liberdade de ir e vir”.
Multas
Informações sobre operação desencadeada em Curitiba para multar motoristas em cruzamentos e semáforos são solicitadas pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB) à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Em requerimento, o líder do prefeito indaga quando começou o movimento, denominado Operação Escudo, e quem está encarregado da coordenação.
No documento, também encaminhado à Polícia Militar, Mario Celso pergunta quantos homens participam da operação, quais são os órgãos envolvidos, quantas multas já foram aplicadas e se existe prazo de encerramento. Quer saber, ainda, se há algum tipo de parceria com a Diretran e se, além do BPTran, a Força Verde estaria integrada à ação.
Confirmação
Conforme notícias veiculadas pela imprensa, que originaram o pedido de Mario Celso, a operação foi confirmada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Oliveira. Segundo o oficial, aplicar multas é uma missão da PM.
A denúncia partiu do deputado estadual Reni Pereira (PSB), que vê fins políticos na medida. Para o parlamentar, em avaliação também noticiada, o objetivo seria responsabilizar a Diretoria de Trânsito do município (Diretran) pelo excesso de multas.
Frase do Dia
“Que democracia é essa que nos impede de falar o que queremos?”
de Nilson Silva de Souza, diretor de mobilização da Força Sindical e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), durante manifestação da força sindical em Curitiba.
Nota 10
Para o secretário Municipal da Comunicação Social, Deonilson Roldo.