Sistema

Bem Paraná


Sistema


A manutenção do sistema de alimentação aos servidores municipais de Curitiba está garantida em mensagem aprovada pela Câmara Municipal, em segundo turno. O projeto da Prefeitura obteve aprovação total e por unanimidade, dentro do consenso dos vereadores em oportunizar a manutenção do sistema em diversos setores da administração pública e também em distritos regionais.


 


Transparência


O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), enalteceu a aprovação integral da matéria levada à Casa de Leis por Beto Richa (PSDB). Para garantir a manutenção do sistema foi aprovada a liberação de uma verba adicional de pouco mais de R$ 1 milhão. O reforço de recursos foi necessário em virtude do aumento na demanda do sistema. O que mostra, >segundo Mario Celso, “que a transparência e o comprometimento da atual administração tem uma só medida na questão de recursos humanos: a de atendimento aos anseios e necessidades dos servidores”.


Quadros


Além dos quadros de setores e secretarias, a nova verba vai garantir alimentação a servidores lotados nas administrações regionais do Centro, >Santa Felicidade, Boqueirão, Pinheirinho e Cajuru. A manutenção do sistema de alimentação vai atingir, também, o efetivo da Guarda Municipal.


Energia


Para discutir instrumentos municipais de gestão energética à sustentabilidade na cidade a partir de conceitos e políticas para edificações com foco na energia solar, a Câmara de Curitiba promoverá, nesta quinta-feira, o seminário “Cidades Solares”. O encontro, coordenado pelos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente Casa, e Aladim Luciano (PV), será no Anexo II do Legislativo municipal, a partir das 8h30 e se estenderá até as 17h30.


Seminário


Aladim comenta que o seminário é promovido pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), em conjunto com o Instituto Vitae Civilis, de São Paulo. “Organizações não-governamentais de Curitiba, como a Liga Ambiental, Condomínio da Biodiversidade e Mater Natura, também apóiam e participam da iniciativa”, acrescenta Derosso.


 


Reciclagem


O Projeto Reciclagem Inclusão Total, que prevê implantação de cinco parques de recepção de recicláveis nas regionais de Santa Felicidade, Boa Vista, Matriz, Cajuru e Portão, foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba. A verba, de aproximadamente R$ 974 mil, será investida na infra-estrutura física, administrativa e gerencial do material coletado pelos catadores organizados em associações.


Carrinheiro


De acordo com o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), “a intenção da Prefeitura é oferecer reconhecimento e valorização ao carrinheiro que atua na cidade como um importante elo na cadeia de reciclagem”.


FRASE DO DIA


“Ninguém está pedindo ciclovia no local, muito menos adaptar a rodovia para este tipo de veículo. É apenas uma placa lembrando que na pista estão os ciclistas, já que a maioria não tem outro local para os treinamentos, pois o velódromo não serve para este tipo de esporte (triatlo) e a pista do Autódromo de Curitiba nem sempre é liberada”.


Do vereador e líder do prefeito, Mário Celso Cunha, do PSDB, sobre o pedido para que a Ecovia alerte o motorista para o tráfego de ciclistas na rodovia).


 


NOTA 10


Para o procurador-geral de Justiça do Paraná, Milton Riquelme de Macedo.


E-mail: mateusmaranhao@jornaldoestado.com.br