Transporte

Mateus Maranhão - mateusmaranhao@jornaldoestado.com.br

A comissão de vereadores que analisa o projeto da nova lei geral do transporte coletivo de Curitiba ouvirá os empresários do setor na próxima terça-feira. O encontro será no auditório do Anexo II da Câmara, a partir das 9h, e, segundo o presidente da Comissão de Serviço Público, Jair Cézar (PTB), também serão convidados os representantes das empresas da região metropolitana que operam na capital. Em reunião nesta terça (10), os parlamentares definiram as diretrizes a partir de agora, que incluirão outras reuniões entre os vereadores e, na seqüência, uma audiência pública, para que a população também possa opinar.


Comparativo
Os trabalhos de análise da proposta entregue pelo prefeito Beto Richa para substituir a lei municipal em vigor, de outubro de 1990, tiveram início em agosto. O grupo, formado pelos presidentes das comissões permanentes da Casa e demais parlamentares traçou, inicialmente, um comparativo entre a lei em vigor e o novo projeto. Também ouviu a Procuradoria Geral do Município e a Urbs, que elaboraram o documento, além do Ippuc, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Nas sedes da Urbs e Ippuc, os vereadores puderam, ainda, conhecer dados sobre a evolução e operação do sistema de transporte e o planejamento urbano da cidade.

Projeto
O projeto da nova lei geral prevê, entre outras determinações, o processo licitatório como requisito para a delegação do serviço de transporte a terceiros. A medida é considerada a mais importante transformação do sistema pela administração municipal, que destaca, no texto da proposta, esse compromisso, “ao assegurar que a prestação de serviços se venha a fazer sob amplas condições de transparência e de controle social, alicerçadas nos parâmetros constitucionais e legais, de modo a resguardar os mais legítimos interesses dos usuários”.


Prorrogação
A Comissão Especial que analisa a finalidade futura do espaço do Centro de Exposições do Parque Barigüi, presidida pela vereadora e 4ª secretária da Câmara de Curitiba, Julieta Reis (PSB), prorrogou o prazo de conclusão de seus trabalhos. Um pedido para que a comissão tenha mais 30 dias de serviço em cima do relatório, a ser apreciado em plenário, foi aprovado nesta terça-feira.


Relatório
A necessidade de apresentar um relatório “que leve em conta todas as opiniões técnicas e dos diversos segmentos envolvidos” foi apontada por Julieta Reis. O vereador Jorge Bernardi (PDT) será o relator do processo, que avalia, também, o projeto apresentado pelo arquiteto Fernando Canalli.
Julieta Reis lembrou que o local é tradicionalmente um centro de exposições, onde se realizaram inúmeras feiras, até vencer o contrato da empresa Diretriz Empreendimentos, e os curitibanos se acostumaram a visitá-las como programa de fim de semana.

Espaço
Julieta destacou que é de suma importância que Curitiba tenha plano de desenvolvimento para aproveitamento deste tipo de espaço em turismo de negócios e ressaltou todas as atividades paralelas que são desenvolvidas e, conseqüentemente, a importância que têm para a economia da cidade. Trabalham, ainda, nesta comissão os vereadores Rui Hara (PSDB), Ney Leprevost (PP) e professora Josete (PT).


Fitoterapia
O líder do prefeito na Câmara de Curitiba, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), destacou, no plenário da Casa, o 2º Encontro de Fisioterapia, do programa Fisioterapia Social, aberto pela manhã, no Parque Barigüi.
O evento, composto por palestras a estudantes e profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional, foi organizado pela Prefeitura de Curitiba e reúne mais de 300 profissionais do País.


Cartilha
O vereador informou que o prefeito Beto Richa tem dado atenção especial a esta classe, em benefício da população que mais necessita do atendimento, aumentando o número de fisioterapeutas, tanto concursados quanto conveniados, que prestam serviços através da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. No encontro, foi lançada uma cartilha que ordena e regula o atendimento desta especialidade nas unidades de saúde, destinada aos profissionais.

Frase do Dia
”Não podemos perder este espaço tão importante para o desenvolvimento da cidade”.


(Da vereadora Julieta Reis, defendendo a manutenção do Centro de Convenções do Barigüi).


Nota  10
Para o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Renato Adur.