O Assaí, rede de atacado de autosserviço do GPA, registrou em 2018 a sua melhor venda por m2 dos últimos cinco anos. A bandeira alcançou um faturamento bruto de R$ 24,9 bilhões no ano passado. Somente no quarto trimestre de 2018, a rede apurou um acréscimo de 1,4 bilhão em vendas, na comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano, o maior da história da companhia. Em 2018, com a abertura de 18 unidades, a bandeira chegou à marca de 144 lojas e 598 mil m2 de área de vendas. Nos últimos cinco anos, a participação do Assaí nas vendas do segmento alimentar do GPA passou de 20% para 46%. No período, a rede inaugurou 71 lojas, sendo 52 orgânicas e 19 a partir de conversões de unidades Extra Hiper em atacados de autosserviço. Hoje, 61% dos lares brasileiros se abastecem nesse formato. É o modelo de negócio com maior penetração no mercado nacional. No Paraná, são quatro lojas: 1 em Maringá, 2 em Londrina e 1 em Curitiba, inaugurada ano passado. Para 2019, o Assaí planeja a abertura de 15 a 20 unidades.
Nova loja
A rede de alimentação saudável Tropical Banana anuncia novas lojas neste semestre. Em março, abrirá a mais nova loja da rede no Ventura Shopping. Já para o mês de maio, a marca promete novidades na loja do Jockey Plaza.
Diretoria
A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) têm nova diretoria. O diretor da Construtora Casteval, Jacirlei Soares Santos, passou a presidência da entidade para o próximo biênio (2019-2020) ao diretor de incorporação da Swell Construções, Leonardo Pissetti.
Ética
A 3M foi reconhecida pelo Ethisphere Institute – líder global na definição e no avanço dos padrões de práticas empresariais rígidas – pela ética e integridade na conduta e conformidade empresarial, pelo sexto ano consecutivo. A 3M é uma das poucas empresas industriais a fazer parte da lista de empresas mais éticas do mundo neste ano.
* Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelaram que o faturamento total do mercado de franquias saltou de R$ 163,319 bilhões para R$ 174,843 bilhões em 2018, uma alta de 7,1% em comparação com 2017.
* A Beegreen, empresa pioneira na fabricação e comercialização de canudos reutilizáveis feitos de INOX, nasceu de um sonho e da força de duas mulheres empreendedoras, as empresárias Patricya Soares Bezerra e Jéssica Pertille. A empresa hoje é uma das maiores do país e não oferece apenas os canudos em INOX mas também copos, ecobags, e kits ecológicos com materiais especiais e amigos da natureza.
* A marca Insano Energy Drink é a patrocinadora da kartista Kaká Magno no Campeonato Paulista de Kart 2019 e no 54º Campeonato Brasileiro de Kart. A esportista é uma das poucas mulheres do automobilismo nacional.