A Chapa 2, dos professores Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Bolzón de Muniz, venceu nesta quarta-feira (2) a consulta pública para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A chapa obteve 85% dos votos válidos (excluindo nulos e brancos) e venceu nas três categorias de votantes: docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. A Chapa 1, formada pelos professores Horácio Tertuliano Filho e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, teve 15%. Ricardo Marcelo Fonseca é o atual reitor da UFPR e, com essa vitória, encaminhou-se para mais um mandato à frente da instituição.  

Na consulta, que começou na terça-feira (1), houve 17.018 votos válidos. A Chapa 2, de situação, somou 15.505 (11889 de estudantes, 1911 de professores e 1705 de técnicos). A Chapa 1, de oposição, obteve 1.513 votos (606 de estudantes, 397 de professores e 510 de técnicos).

Todo o processo foi organizado e realizado pela Comissão Paritária de Consulta (CPC), formada por representantes das entidades que representam os docentes (APUFPR), os servidores técnico-administrativos (Sinditest-PR) e os estudantes (DCE).

A participação da comunidade da UFPR foi recebida pelo professor Ricardo Marcelo e pela professora Graciela como um atestado de legitimidade do processo. Nunca antes o número de votantes foi tão expressivo. Comparando com os números de 2012 (quando votaram 14.918 pessoas), o aumento foi de 20,5%. Mesmo em tempos de pandemia, a participação também foi maior que em 2016, quando votaram 17.045 pessoas (aumento de 1,2%).

“Essa participação massiva não é uma vitória apenas nossa, da Chapa 2, mas da UFPR como um todo. Ela mostra que a comunidade interna quer participar da definição dos rumos da universidade, e disse isso de forma eloquente – sobretudo considerando as condições excepcionais que estamos vivendo por causa da pandemia,”, avalia o professor Ricardo.

A nomeação de Ricardo Marcelo Fonseca, contudo, ainda depende de avaliação do Conselho Universitário, a ser realizara no dia 10. Normalmente, o Conselho mantém o resultado. Depois disso, será elaborado uma lista, encabeçada pelo mais votado, a ser enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro. É ele quem nomeia para o cargo de reitor de universidades federais, como a UFPR.