Larissa de Lima

Uma jovem mulher aprende em seu livro que só será feliz no dia em que encontrar o amor de sua vida. Um homem que de tanto passar por adversidades como, fome e solidão, acaba acreditando que é um cachorro. A jovem e o homem-cachorro se encontram. Outro homem chega para fazer seu papel de homem.

Essas são as três personagens que compõem “O Vira-lata”, interpretadas por Helena Tezza, Cesar Matheus e Eduardo Giacomini. Este é o primeiro trabalho da Trupe Ave Lola de Teatro, pensado para crianças. O espetáculo estreia com temporada em Curitiba de 07 a 23 de novembro, na sede da Ave Lola (R. Marechal Deodoro, 1227 – Centro), depois segue para o Rio de Janeiro com sessões do dia 29 de novembro a 07 de dezembro, no Teatro Ipanema. A programação completa e as reservas estão disponíveis no site https://www.avelola.net.br.

A montagem do espetáculo iniciou a partir de uma importante ação de intercâmbio entre a Ave Lola, uma trupe reconhecida nacionalmente em seus 12 anos de existência, e um expoente do teatro europeu para crianças, o grupo dinamarquês Batida, o qual possui mais de três décadas de pesquisa e trabalho dedicadas às crianças. A dramaturgia da peça é de Søren Valente, um dos fundadores do Batida, já a direção é feita por Ana Rosa Genari Tezza, diretora da trupe Ave Lola. O espetáculo conta com música original criada e executada ao vivo por Arthur Jaime e Breno Monte Serrat.

Durante o processo, o grupo Batida fez duas residências artísticas no Brasil. Em sua primeira vinda, apresentou o espetáculo “Solo para Dois”. Dando continuidade a parceria, no primeiro semestre de 2022 a trupe Ave Lola esteve na Dinamarca para seguir com o processo de montagem de “O Vira-lata” e fazer apresentações do espetáculo “Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra”.

Em outubro, o Teatergruppen Batida retornou ao Brasil, participando com dois espetáculos na “Janelas” uma programação de teatro para crianças realizada pela Ave Lola. Agora, em novembro, o público poderá conferir o resultado dessa longa parceria internacional assistindo ao espetáculo “O Vira-lata” em sua temporada de estreia, que acontece na sede da Ave Lola, fazendo sua reserva antecipadamente pelo site da trupe. A cobrança dos ingressos será feita por meio do “Pague o Quanto Vale”, uma política de democratização do acesso à arte e cultura, implementada pela Ave Lola Trupe de Teatro desde a sua fundação.

SINOPSE

Uma jovem mulher persegue a felicidade descrita em seu livro de romance. Ela aprende que só o amor ideal a fará feliz. Um homem, que de tanto passar por adversidades como, fome e solidão, acaba se convencendo de que é um cachorro vira-lata. A jovem e o homem-cachorro se encontram e viram grandes amigos, até que um dia, um outro homem com flores, bate à porta da moça. O que mais ele traz além das flores? Será que é mesmo ele o dono daquela felicidade sonhada?

O “Vira-lata” é uma história que fala sobre amizade, amor, expectativas e transformação. É um universo cheio de dança, surpresa e música capaz de envolver pessoas de todas as idades.

Classificação indicativa: 7+

SOBRE A AVE LOLA

A Ave Lola, além de ser um espaço de criação, é também uma trupe que sonha e trabalha coletivamente por uma fazer artístico, poético e humano. Fundada em 2010, por Ana Rosa Genari Tezza que desenvolveu um espaço fértil de empoderamento onde todos os cargos de liderança são ocupados por mulheres de diferentes idades em uma ambiente fértil para o empoderamento e o reconhecimento justo das mulheres nos ambientes artísticos.

Nos processos da Trupe Ave Lola, preza-se pela insubordinação, pela liberdade, pelo inusitado. Acredita-se, acima de tudo, que as obras possuem um espírito próprio e, nossa função como artistas é revelar, por meio de muito trabalho e escrita sensível, aquilo que as próprias obras têm a dizer. Ao longo dos últimos anos, a Ave Lola montou os espetáculos O Malefício da Mariposa (2012), Tchekhov (2013), Nuon (2016), Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra (2019) e Cão Vadio (2021), premiados e indicadas a importantes prêmios do Paraná e do Brasil, tais como Gralha Azul, Shell, Cesgranrio. Os trabalhos já circularam por todo Brasil, incluindo cidades fronteiriças do extremo norte e também já estiveram em países como Chile e Dinamarca.

Serviço:

O quê: Temporada de estreia em Curitiba do espetáculo para crianças “O Vira-lata”.

Quando: De 07 a 23 de novembro

Onde: Ave Lola (R. Marechal Deodoro, 1227 – Centro)

Quanto: Pague o Quanto Vale

Reservas: https://www.avelola.net.br

Contato para reservas: 41 99668-8927

Classificação indicativa: 7+

Realização: Ave Lola e as Meninas Produções Artísticas, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo