

Mostrar como a música é uma linguagem acessível a todos, que não exige nenhum conhecimento específico, apenas a vontade de se expressar. Este sentimento levou a musicista Andrezza Prodóssimo a criar o Baticum – Festival de Música Corporal de Curitiba, cuja primeira edição promove oficinas, shows, vivências e bate-papos em vários espaços culturais da cidade, entre os dias 19 e 27 de novembro.
Nesta primeira edição, o evento presta reverência a um dos pioneiros da música corporal no Brasil, o paulistano Fernando Barba, criador do Grupo Barbatuques, que faz a abertura do festival, no dia 19, com o show Barbatuquices, no Sesc da Esquina, às 18h. Entre os shows estão ainda as performances dos grupos FATO (24, às 20h, no Teatro Cleon Jacques), a Jam com professores do Festival (25, às 20h, no Teatro Cleon Jacques) e o Gumboot Dance Brasil, (26/11, às 20h, no Canal da Música), celebrando o mês da Consciência Negra. Para estas atrações o ingresso é R$15 e R$7,50 (meia entrada) e estão à venda no Sympla.
Para as atrações gratuitas, nos dias 20 e 27, o ingresso estará disponível uma hora antes das apresentações na bilheteria do teatro.
Gratuitos — O Baticum também está de olho na formação de plateia e quer trazer a criançada para perto, com a vivência de música corporal voltada para o público infantil “Onde Que Tá o Tum?, que acontece no dia 24/11, às 10h, gratuitamente, no Sesi Paula Gomes.
Gratuitos também serão os shows do dia 20 no Teatro Cleon Jacques, com o Coral Curumim (16h) e Grupo Baticum (18h), e o bate papo, com intérprete de libras, “Transversalidade da Música Corporal, que acontece no mesmo local em seguida a apresentação do Grupo Baticum. Este, aliás, é outro tema caro à Andrezza. “Pesquisando em livros didáticos notei que e a música corporal aparece mais em dança e em outras áreas, do que em música. Ela atravessa diversas áreas, bebe no teatro e no improviso, é uma criação espontânea e pode ser um instrumento importante em sala de aula, levando os professores e alunos para um lugar de criação, ao invés da mera repetição do que existe”, pontua.
No dia 27 às 11h, na Casa Hoffmann, tem outra atração gratuita, a vivência Baticum Session, um encontro entre o público e os artistas participantes. ]Oficinas – As inscrições para cinco oficinas ofertadas estão abertas. Abordando as diversas áreas da percussão corporal, como corpo, voz e movimento, serão ministradas por professores que são referência no assunto no Brasil e no mundo.
Serviço
O que: Baticum – Festival de música Corporal
Quando: 19 a 27 de novembro
Onde: diversos lugares da cidade
Informações e ingressos: linktr.ee/festivalbaticum
e https://www.instagram.com/festivalbaticum/