
A Biblioteca Pública do Paraná liberou ontem a circulação do público por todos os seus espaços de convivência — incluindo as salas de leitura, gibiteca, auditório, mesas de jogos e Seção Braille.
A medida conclui o processo de reabertura gradual da BPP, iniciado em agosto de 2021 com o retorno dos empréstimos e pesquisas. A instituição também retoma neste mês sua programação cultural presencial, com ênfase em atividades gratuitas para as crianças em férias. Protocolos sanitários como o uso obrigatório de máscaras e a higiene das mãos com álcool continuam sendo obedecidos.
Segundo o diretor da Biblioteca, Luiz Felipe Leprevost, a liberação dos espaços do prédio histórico é a consequência natural de um plano responsável e seguro de retomada de todos os serviços oferecidos pela instituição. “Aos poucos, a Biblioteca Pública foi voltando à normalidade das suas atividades. Agora, coincidindo com as esperanças renovadas que chegam com o Ano Novo, a BPP finalmente está pronta para sua reabertura completa”, afirma.
Fechada em março de 2020 em virtude da pandemia, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) começou 2021 com o objetivo de consolidar sua presença na internet — a meta era não perder o contato com seus usuários e levar suas iniciativas culturais e de incentivo à leitura para audiências de outros estados.
Projetos como o Prêmio Biblioteca Digital, o selo editorial Biblioteca Paraná e o jornal Cândido, entre outros, levaram o site da instituição a registrar um aumento de 75% do número de acessos com relação a 2020. Nas redes sociais, as ações da BPP alcançaram cerca de 400 mil pessoas entre janeiro e o início de dezembro.
A partir do segundo semestre, a Biblioteca Pública se voltou para a retomada das atividades presenciais, iniciando um movimento gradual de reabertura concebido de acordo com protocolos de combate ao novo coronavírus adotados pelas principais bibliotecas do país e do Exterior.
“A BPP tem uma especificidade quanto à natureza dos seus serviços que inclui o manuseio de materiais, empréstimos de livros, circulação e permanência nas salas de leitura. Por isso pensamos numa retomada gradual e responsável de nossas atividades, que vem ocorrendo desde agosto”, diz o diretor da instituição, Luiz Felipe Leprevost.
“Fizemos a Flibi (Festa Literária da Biblioteca) deste ano no esquema presencial levando em conta tudo pelo que passamos e entendendo que era muito importante proporcionar um reencontro da BPP com o seu público. Foi uma festa linda, que apontou e segue reverberando na direção da reabertura total, em janeiro de 2022”, acrescenta Leprevost.
Realizada no dia 11 de dezembro, o evento reuniu atrações gratuitas para adultos e crianças nas áreas de literatura, música, cinema e artes gráficas. Um dos destaques da programação foi A Banda Mais Bonita da Cidade.
Serviço
Biblioteca Pública do Paraná
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h
Endereço: Rua Cândido Lopes 133, Centro — Curitiba
Mais informações em bpp.pr.gov.br