
Está marcada para o próximo domingo (26) a Bicicletada Mirim, que pretende integrar as famílias Kaingang, que estão acampadas na praça Nossa Senhora Salete, no Centro Cívico, em Curitiba. Será a partir das 15 horas e os participantes podem levar roupa, alimentos, brinquedos para serem doados aos indígenas.
A iniciativa é das ciclistas Ana Paula Luz, Carla Irustra e Yasmim Reck e das crianças Benjamin Luz Mariano e Silvestre Irusta. “Nós todos somos ciclistas em Curitiba, usamos a bicicleta como meio de transporte. E como nós moramos na região do Centro Cívico e estamos acompanhando as famílias Kaingang, resolvemos promover o evento que pretende ajudar essas famílias e compartilhar a atividade do ciclismo”, conta Ana Paula Luz, uma das organizadoras. “As crianças Kaingang precisam de roupas, alimentos, brinquedos, que podem ser levados no domingo, mas o que mais interessante é que participem da bicicletada, que vai circundar a praça porque haverá crianças. Se pudessem compartilhar suas bicicletas com as crianças seria muito interessante.”
O grupo indígena vive na Reserva Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, a 328 km de Curitiba, e todo fim de ano vêm a Curitiba vender os artesanatos que a aldeia produz. Habituados a ficar na antiga Casa de Passagem Indígena, estão agora ao relento.