
A Bienal de Quadrinhos de Curitiba Online segue com suas ações formativas neste fim de semana. Tudo é virtual e gratuito, e acontece nas redes sociais do evento. A programação completa, que nesta edição contempla as relações entre música e quadrinhos, está no site bienaldequadrinhos.com.br/online e no arquivo em anexo.
Nesta sexta-feira (1º/10), às 20h, acontece o debate “Sobre Viver na Rede”, com a ilustradora potiguar Luiza de Souza (Ilustralu), e os quadrinistas André Caliman, autor de “Revolta!” e Leandro Assis, chargista do jornal Folha de S. Paulo e coautor das séries “Confinada” e “Os Santos”. No bate-papo, o tema é a internet como forma de exploração da linguagem artística. Haverá tradução simultânea em Libras.
No sábado (2/10), às 20h, o arquiteto e idealizador da Gibiteca de Curitiba, Key Imaguire Jr., conversa com Flavio Colin Filho, primogênito do ainda influente quadrinista brasileira Flacio Colin. Na roda, os desafios e os exemplos bem-sucedidos de preservação de acervos e a veiculação de obras em quadrinhos.
No domingo, (3/10), os artistas Marcos Farrajota (Portugal), Marco Tóxico (Bolívia) e Weaver Lima, conversam sobre coletivos e a cena independente, nacional e internacional. “Se agrupar para resistir. Inventar maneiras para seguir publicando”. A mediação é de Cecilia Arbolave (editora Lote 42) e esta ação tem o apoio do Instituto Camões – CCP – Brasília.
E para fechar a programação desta fase da Bienal, o quadrinista Gidalti Jr. e o músico Felipe Cordeiro promovem a palestra “É Brega”, que tem como pano de fundo “Brega Story”, graphic novel de Gidalti ambientada nos bastidores do universo do brega de Belém, terra do carimbó e da guitarrada, gêneros musicais dos mais expressivos do Brasil. Gidalti Jr. venceu o Prêmio Jabuti em 2017 por “Castanha do Pará” na categoria História em Quadrinhos. Já Felipe Cordeiro é pioneiro na fusão de estilos populares amazônicos com o pop. Com Arnaldo Antunes, Felipe compôs “Ela É Tarja Preta”, e a música “Problema Seu” foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil a melhor canção de 2013. A palestra terá tradução simultânea em Libras.
A Bienal Online
Neste ano, a 6ª edição da Bienal de Quadrinhos, agora totalmente online, apresenta cinco meses de intensa programação cultural gratuita sobre o tema Música & Quadrinhos, com participação de cerca de 140 artistas nacionais e internacionais. Da residência artística ao lançamento de uma coletânea inédita com obras de Luiz Gê – homenageado da edição, há também uma feira de HQs online e a cocriação de obras e ações formativas voltadas ao público de cidades da região metropolitana de Curitiba.
Em novembro, a feira da Bienal de Quadrinhos, tradicional espaço de trocas, encontros e surpresas, ganha nesta edição um formato totalmente online, mas com as mesmas características que a consolidaram como um dos eventos mais aguardados da Bienal. Num ambiente virtual, haverá o compartilhamento de interesses na produção de HQs, exposição de artistas e editores, com interação em tempo real com o público. Serão 100 participantes selecionados pela curadoria da Bienal de Quadrinhos: Mitie Taketani, fundadora da Itiban Comic Shop; Vadeco Schettini, músico e produtor; e Fabio Zimbres, quadrinista e ilustrador. Ao todo serão 12 horas de programação, e uma festa online para celebrar o encerramento.
Comprovando seu compromisso com a formação cultural, a Bienal de Quadrinhos Online também irá promover uma oficina online de HQs. Desenvolvida pelo Instituto Caranguejo, a ação será especialmente direcionada para o público infanto-juvenil das escolas públicas, em articulação com as regionais de educação em Curitiba.
Em outubro, a Bienal Circula leva até Araucária e São José dos Pinhais atividades culturais de intercâmbio com quatro artistas locais (dois de cada cidade) e dois nacionais para a coprodução de uma obra coletiva. A ação será desenvolvida de forma online, por meio de encontros virtuais entre os artistas. As obras resultantes serão executadas em espaços públicos das cidades e o processo será registrado e disponibilizado nas redes sociais da Bienal.
No decorrer das ações, os 10 anos de vida da Bienal de Quadrinhos de Curitiba serão celebrados. Em novembro e dezembro, uma série de vídeos sobre todas as edições irá relembrar momentos importantes – e desvendar os segredos para que um evento gratuito de democratização da cultura tenha resistido e impactado tanta gente por tanto tempo.
SERVIÇO
Bienal de Quadrinhos Online
bienaldequadrinhos.com.br/online
De agosto a dezembro de 2021
Nas redes sociais da Bienal:
Instagram: @bienaldequadrinhos
Facebook: facebook.com/bienaldequadrinhos
YouTube: Bienal de Quadrinhos de Curitiba
Todos os eventos são gratuitos