Divulgação

A cantora e compositora Willa Thomas lançou nesta sexta-feira (03) o videoclipe da segunda música da carreira, inspirada na história de luta de pessoas trans. A letra da canção “Trava” busca expressar a própria vivência como mulher trans e, ao mesmo tempo, homenagear outras travestis que enfrentam dificuldades para transpor as barreiras do preconceito.

Nascida em Cerro Largo, interior do Rio Grande do Sul, a artista tem ganhado espaço nos palcos de Curitiba (PR), cidade que reside atualmente. No ano passado, ela lançou sua primeira música de trabalho “Você na Mão” e a partir dela se apresentou nos principais eventos da capital paranaense, como a Parada LGBTA+ e a Marcha da Diversidade. Além da carreira musical, Willa já soma uma comunidade de mais de 150 mil seguidores nas redes sociais com conteúdos sobre a história e a cultura LGBTQIAP+.

O videoclipe da nova música chega com letra, mensagem e batida fortes. A partir da arte, a cantora busca manter viva a memória e legado de travestis como Gilda de Abreu, ícone do carnaval curitibano dos anos 80 e que encarou momentos difíceis devido ao preconceito da sociedade da época. “Trava, ou como chamamos carinhosamente Barbie Trava, é um grito de empoderamento trans, uma celebração da nossa história, dos nossos corpos e das nossas conquistas, mas também uma denúncia do sofrimento ao qual pessoas trans foram e ainda são submetidas”, afirma Willa Thomas.

Com os figurinos inspirados na cantora Beyoncé e na boneca Barbie, os trajes e acessórios foram criados pelas mãos do Brechó das Pretas. Além disso, a produção musical é assinada por Zak Beatz, que aplicou uma mistura de ritmos entre trap e pop. Já a direção do vídeo e efeitos visuais foram desenvolvidos por Sheseagle, com produção de Martha Chapieski e da própria cantora.