Divulgação/ de Leo Aversa

“Na boca do povo, cantando”. Tal qual os versos de sua canção ‘Mambembe’Chico Buarque se prepara mais uma vez para percorrer o Brasil, com o lançamento da turnê ‘Que tal um samba?’, que tem estreia nacional no dia 6 de setembro, em João Pessoa. No show, Chico terá como convidada a cantora Mônica Salmaso‘Que tal um samba?’ é também o nome do single do compositor lançado em junho, pela Biscoito Fino. Após duas apresentações em João Pessoa, a turnê segue para Natal (09 e 10/09) e Curitiba (23, 24 e 25/09) e depois viaja pelo Brasil até abril de 2023, percorrendo um total de onze cidades.

‘Que tal um samba?’ foi recebida como uma lufada de esperança “depois de tanta derrota, depois de tanta demência e uma dor filha da puta”. O tom esperançoso da canção dialoga com clássicos buarqueanos, como ‘Vai passar’ e ‘Apesar de você’, não por acaso também nascidos sambas. Conforme apontou o jornalista Hugo Sukman: “quando o compositor parece ter algo importante a notar e a dizer (…) como sempre, nessas ocasiões importantes, em forma de samba”.

A crítica saudou com entusiasmo a nova canção: “‘Que tal um samba?’ é música contra o Brasil da derrota”, “Chico Buarque voltou a encher o país de cultura e esperança”, “trata-se de um samba com categoria, um samba legal”, “Chico nos convida, afirmando que já chega o tempo da desforra, que já é possível erguer a vista e a coluna”.

O roteiro do novo show promove um passeio pela obra de Chico Buarque atravésdas décadas. Reúne composições há muito não presentes em suas turnês e outras mais recentes, em uma costura alinhavada por afinidades temáticas ou musicais, o que ratifica a coerência da obra do artista. Os saltos temporais acontecem de maneira fluida, como se as canções tivessem sido escritas no agora. Mônica Salmaso participará de todas as apresentações da turnê, em números solo ou em dueto com Chico, acompanhada pela banda do artista.

A trupe de Chico, aliás, é um capítulo à parte. Ele segue na estrada com seus fiéis parceiros de palco, um reencontro de velhos conhecidos:  o maestro Luiz Claudio Ramos (arranjos, guitarra e violão), João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (baixo acústico e elétrico), Marcelo Bernardes (sopros) e Jurim Moreira (bateria).

Mônica Salmaso já dedicou um disco à obra de Chico Buarque, ‘Noites de gala, samba na rua’, que gerou ainda um registro ao vivo. Rara unanimidade nacional, Mônica estreou visitando os afro-sambas de Baden e Vinícius, fez songbooks de Paulo Cesar Pinheiro, Guinga e Dori Caymmi, gravou discos aclamados como ‘Voadeira’ e ‘Iaiá’ e mergulhou no Brasil profundo no disco ‘Caipira’.  Com 13 discos lançados e três DVDs, cultiva um repertório fiel à música que nela habita.

Chico é presença bissexta nos palcos. Com ‘Que tal um samba?’, chega à sua oitava turnê em um período de cinco décadasA maioria dos espetáculos ganhou registros ao vivo:  ‘Chico Buarque e Maria Bethânia’, de 1975; ‘Chico Buarque ao vivo Paris Le Zenith‘ (1990) –da turnê ‘Francisco’; ‘Chico ao vivo’ (1999) – da turnê ‘As cidades’; ‘Carioca ao vivo (2007); ‘Na carreira ao vivo’ (2012) – da turnê ‘Chico’; e ‘Caravanas ao vivo’ (2018).

A turnê Que tal um samba?’ tem patrocínio da Icatu, produção geral de Vinícius França e direção técnica de Ricardo Tenente Clementino. A equipe criativa reúne Daniela Thomas no cenário, Maneco Quinderé no desenho de luz e Cao Albuquerque nos figurinos.

A estreia nacional acontece em João Pessoa (Teatro Pedra do Reino – 06 e 07 de setembro), seguindo depois em itinerância por dez cidades brasileiras: Natal (Teatro Riachuelo – 09 e 10 de setembro), Curitiba (Teatro Guaíra –  23, 24 e 25 de setembro), Belo Horizonte (Grande Teatro Minascentro – 06, 07, 08 e 09 de outubro), Fortaleza (Centro de Eventos do Ceará – 22 e 23 de outubro), Porto Alegre (Auditório Araújo Vianna – 03, 04 e 05 de novembro), Salvador (Concha Acústica – 11, 12 e 13 de novembro), Brasília (Centro de Convenções Ulysses Guimarães –  29 e 30 de novembro), Recife (Teatro Guararapes – 08, 09 e 10 de dezembro), Rio de Janeiro (Vivo Rio – de 05 a 29 de janeiro; de quinta a domingo) e São Paulo (Tokio Marine Hall – de 02 a 12 de março; de 23 de março a 02 de abril; de quinta a domingo).

FICHA TÉCNICA / SHOW

Turnê ‘Que tal um samba?‘ – Chico Buarque

Artista Convidada: Mônica Salmaso

Cenário: Daniela Thomas

Iluminação: Maneco Quinderé

Figurinos: Cao Albuquerque

Arranjos, guitarra e violão: Luiz Claudio Ramos

Piano: João Rebouças

Baixo acústico e elétrico: Jorge Helder

Bateria: Jurim Moreira

Percussão: Chico Batera

Teclados e vocais: Bia Paes Leme

Sopros: Marcelo Bernardes

PATROCÍNIO: ICATU

ROTEIRO DA TURNÊ 2022/2023

JOÃO PESSOA – Teatro Pedra do Reino

Dias 06 e 07 de setembro

NATAL – Teatro Riachuelo

Dias 09 e 10 de setembro

CURITIBA – Teatro Guaíra

Dias 23, 24 e 25 de setembro

BELO HORIZONTE – Grande Teatro Minascentro

Dias  06, 07, 08 e 09 de outubro

FORTALEZA – Centro de Eventos do Ceará

Dias 22 e 23 de outubro

PORTO ALEGRE – Auditório Araújo Vianna

Dias 03, 04 e 05 de novembro

SALVADOR – Concha Acústica

Dias 11, 12 e 13 de novembro

BRASÍLIA – Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Dias 29 e 30 de novembro

RECIFE – Teatro Guararapes

Dias 08, 09 e 10 de dezembro

RIO DE JANEIRO – Vivo Rio

05 a 08/01

12 a 15/01

19 a 22/01

26 a 29/01

SÃO PAULO – Tokio Marine Hall

De 02 a 12 de março; de 23 de março a 02 de abril (quinta a domingo)