Há mais de três meses no ar e com mais de 690 mil visualizações, a série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, disponibiliza gratuitamente ao público filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nesta semana, a série estreia título da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!, um filme do Cine África e a estreia de dois longas do Ciclo de Autoria Indígena.

Disponível no Sesc Digital de 3 a 9 de outubro, o alemão “Western”, da cineasta Valeska Grisebach, fala sobre um grupo de trabalhadores alemães da construção civil que inicia um trabalho difícil em um local remoto no interior da Bulgária. A terra estrangeira desperta o senso de aventura nos homens, mas eles também se deparam com os próprios preconceitos e desconfianças devido à barreira do idioma e às diferenças culturais. A classificação indicativa é de 12 anos. A “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!” é uma realização do Consulado Geral da República da Alemanha de São Paulo em parceria com o Sesc São Paulo e que neste ano comemora os 30 anos da Reunificação Alemã. A mostra apresenta, de 3 de outubro a 7 de novembro, seis premiados títulos dirigidos por mulheres. Cada sábado, uma nova opção estará disponível gratuitamente e com legendas em português na plataforma Sesc Digital. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/ cinemaemcasa .
Nesta semana estreia também mais um título do projeto Cine África, que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão: o documentário queniano “Lua Nova”, de Philippa Ndisi-Herrmann. A cineasta embarca em uma espontânea jornada para entender os caminhos da sua própria fé. Nesse documentário, acompanhamos a diretora na descoberta de uma nova espiritualidade e no confronto às contradições e complexidades da religião que escolheu para si. O filme fica disponível de 1 a 7 de outubro, e a classificação indicativa é livre.
Outras estreias da semana são “A’E MIMIU HAW – A História dos Cantos” e “ZAWXIPERKWER KAA – Guardiões da Floresta”, pelo Ciclo de Autoria Indígena. O documentário “A’E MIMIU HAW – A História dos Cantos”, dirigido por Jamilson Guajajara, Pollyana Guajajara, Jacilda Guajajara e Lemilda Guajajara, apresenta o cantor Tachico Guajajara, que compartilha a história de como o seu povo aprendeu os cantos sagrados que regem seus rituais e festas. Já “ZAWXIPERKWER KAA – Guardiões da Floresta”, de Jocy Guajajara e Milson Guajajara conta em primeira pessoa como é ser membro do grupo “Guardiões da Floresta”, na Terra Indígena Caru (MA), onde vivem. Como cineastas, documentam as atividades do grupo nas missões de vigilância e proteção do território indígena. Ambos ficam disponíveis até 2 de novembro e tem a classificação indicativa livre.
Pelo Ciclo de Autoria Indígena, a cada mês, um filme ou seleção de filmes entra em cartaz na plataforma do Sesc Digital – Cinema #EmCasaComSesc e fica disponível ao público pelo período de 30 dias. São produções que ampliam olhares sobre a diversidade cultural, por meio de um cinema que se realiza nas e com as florestas, os cerrados, a natureza, o território, a cosmologia. Os filmes resultam de um intenso processo de apropriação tecnológica contemporânea a partir de matrizes culturais tradicionais que fazem do cinema um potente caminho para o fortalecimento cultural, fonte de expressão de diversas formas de ser e estar no mundo e de transmissão de saberes.
PROGRAMAÇÃO
#EmCasaComSesc
Estreias 01/10
MOSTRA ALEMÃ DE CINEMA: ELAS DIRIGEM!
[Disponível de 3 a 9/10]
WESTERN
(Dir.: Valeska Grisebach | Alemanha, Bulgária, Áustria | 2017 | 121 min | Ficção | 12 anos)
Um grupo de trabalhadores alemães da construção civil inicia um trabalho difícil em um local remoto no interior da Bulgária. A terra estrangeira desperta o senso de aventura nos homens, mas eles também se deparam com os próprios preconceitos e desconfianças devido à barreira do idioma e às diferenças culturais. O cenário é rapidamente armado para um confronto quando os homens começam a competir pelo reconhecimento e favorecimento dos aldeões locais.
CINE ÁFRICA
[Disponível de 1 a 7/10]
LUA NOVA
(Dir.: Philippa Ndisi-Herrmann | Quênia | 2018 | 70 min | Documentário | Livre)
A cineasta Philippa Ndisi-Herrmann embarca em uma espontânea jornada para entender os caminhos da sua própria fé. Neste documentário, acompanhamos a diretora na descoberta de uma nova espiritualidade e no confronto às contradições e complexidades da religião que escolheu para si.
CICLO DE AUTORIA INDÍGENA
[Disponíveis até 2/11]
A’E MIMIU HAW – A HISTÓRIA DOS CANTOS
(Dir.: Jamilson Guajajara, Pollyana Guajajara, Jacilda Guajajara, Lemilda Guajajara | Maranhão | Cor | 27 min | 2019 | Documentário | Livre)
O cantor Tachico Guajajara compartilha a história de como o seu povo aprendeu os cantos sagrados que regem seus rituais e festas
ZAWXIPERKWER KAA – GUARDIÕES DA FLORESTA
(Dir.: Jocy Guajajara, Milson Guajajara | Maranhão | Cor | 52 min | 2019 | Documentário | Livre)
Jocy e Milson Guajajara são membros do grupo “Guardiões da Floresta” na Terra Indígena Caru (MA), onde vivem. Como cineastas, documentam as atividades do grupo nas missões de vigilância e proteção do território indígena.
CINESESC
Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.
Série Cinema #EmCasaComSesc
Desde o início de junho, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.
Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.
SIGA O SESC NAS REDES:
Facebook/Twitter/Instagram
Fase Beta
As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.
+ SESC NA QUARENTENA
Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades serão previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Todas as 40 unidades do estado darão início a essa retomada gradual à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.
Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.
Mesa Brasil , Tecido Solidário , Teatro , Música , Dança , Cinema , Esporte , Crianças , Ideias , SescTV , Selo Sesc , Edições Sesc São Paulo , Youtube Sesc São Paulo , Instagram Sesc Ao Vivo , Portal Sesc SP
+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!
Saiba+: https://www.sescsp.org.br/sescdigital