A 38ª Oficina de Música de Curitiba foi aberta oficialmente na noite de domingo (17/1), às 20h. Toda a programação do evento é virtual e segue até o dia 31 de janeiro. Do palco da Capela Santa Maria, em transmissão, ao vivo, o diretor de música erudita maestro Abel Rocha, explicou como foram organizados os mais de 70 cursos e 200 professores convidados. “A temática é um pouco distinta. As classes vão debater assuntos que os professores não conseguem abarcar dentro de uma aula normal de instrumento”, explicou. Abel Rocha agradeceu a parceria da PUCPR, que forneceu toda a estrutura de EAD para as aulas virtuais.
“A programação artística também teve que passar por modificações, mas ela não deixa de existir. Temos as ações que acontecem ao vivo que serão transmitidas do palco da Capela Santa Maria, da Sociedade Garibaldi e da Capela da Glória, e na fase de MPB também no Teatro do Paiol, sempre com pequenos agrupamentos para manter o distanciamento e todos os protocolos de segurança sanitária”, reforçou o maestro.
A abertura oficial foi seguida de uma live do bandeonista Daniel Binelli, que atuou com Piazzolla, acompanhando-o em diversas turnês internacionais. Ele contou algumas passagens de sua convivência com o compositor. Na sequência, foi exibido um vídeo da performance do Sexteto Nuevo Tango, tocando Adios Nonino. Da Capela Santa Maria também foi transmitido o Recital de Violino e Piano com Winston Ramalho e Lucas Thomazino.
Toda a programação da 38ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Virtual pode ser acompanhada pelo site do evento: www.oficinademusica.org.br.