
Na 20ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 22 de maio (segunda-feira a domingo), as unidades pertencentes ao Estado participam da programação, incluindo atividades e discussões acerca do tema da edição, que é “O poder dos museus”.
Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento reforça a importância dessas instituições, que possibilitam ações de cultura, pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, inovação tecnológica, entre outras demandas potencializadoras do alcance social dos museus. Essas diretrizes são parte do conceito “memória e cidadania”, direcionado pela Política Nacional de Museus (PNM), desde 2003. Na programação, exposições, palestras e oficinas.
No Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), a programação envolve o Finissage, evento que encerra uma mostra de arte da exposição “Dois Tempos, Um Mesmo Olhar”. Trazendo uma conversa entre Alexandre Frangioni – artista que contrasta e complementa suas obras com Alfredo Andersen, dá nome ao museu – e a curadora de arte, Adriana Rede.
Além disso, na próxima semana, Marafigo, artista plástico residente do Andersen, coloca sua obra na mochila e a leva para o município de Telêmaco Borba, no Museu Histórico Municipal, onde vai expor “Iluminuras: uma poética do cotidiano”.
Associação de Amigos do MAC lança Clube de Colecionadores
Quem passar em frente ao Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) durante a semana poderá conferir as apresentações do “Música na Sacada”, evento que reunirá quase 20 artistas, de segunda a sábado, na sacada do museu. Os shows têm início marcado para as 13h, com repertórios de 20 minutos que vão da Bossa Nova ao Jazz. Além das apresentações, o MIS-PR promoverá a Visita Guiada Noturna, na terça-feira (17), às 18h30.
O espetáculo de dança Jardim Noturno, do Laboratório Siameses, será remontado no sábado (21), às 19h, em uma nova versão para o Museu Paranaense (MUPA). Trata, metaforicamente, do florescimento dos vegetais, de sua história secreta, misteriosa e sutil. Jardim Noturno é também uma instalação rizomática em que a performance adentra o espaço, como plantas retomando seu domínio sobre a urbanidade esvaziada e revelando sua história encoberta. O espetáculo explora o movimento mínimo, fragmentado, estilhaçado, como se assim honrasse cada célula do corpo separadamente. A apresentação encerra o Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”.
No Museu Oscar Niemeyer (MON), a programação para a 20ª Semana Nacional de Museus vai envolver quatro atividades, entre terça e sexta-feira (17 e 20). Os visitantes podem participar de mediações, oficina e palestra. As atividades são gratuitas. Todos podem participar, mediante inscrição. Confira a programação.
SERVIÇO:
Museu Casa Alfredo Andersen
TALK – DOIS TEMPOS, UM MESMO OLHAR
Dia 19, às 19h
Rua Mateus Leme, 336 – Centro
https://www.mcaa.pr.gov.br/
ILUMINURAS: UMA POÉTICA DO COTIDIANO
Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba. das 8h às 11h30 – 13h
De 16 a 18 de maio, das 8h às 11h30 – das 13h às 17h30
Entrada franca
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
MÚSICA NA SACADA
De 16 a 21, às 13h
Entrada franca
R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro
VISITA GUIADA NOTURNA
Dia 17, às 18h30
Entrada franca
Museu Oscar Niemeyer
Dia 17/5, das 14h às 15h30
Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAfrica
PALESTRA, MEDIAÇÕES E OFICINAS
Mediação com a equipe do Educativo na exposição África, Expressões Artísticas de um Continente
Oficina especial 20ª Semana Nacional dos Museus – As Formas da Fauna: Criação de Máscaras
Dia 18/5, das 14h às 16h
Inscrição: bit.ly/SNMoficinaAfrica
Palestra Afinidades, com Fernando Canalli – Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem
Dia 19/5, das 10h às 12h
Inscrição: bit.ly/SNMpalestraAfinidades
Mediação na exposição Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses
Dia 20/5, das 14h às 15h30
Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAsia
Atividades presenciais e gratuitas
R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
– Museu Paranaense (MUPA)
JARDIM NOTURNO
Dia 21 de maio, às 19h
Entrada gratuita
Rua Kellers, 289, São Franciscowww.museuoscarniemeyer.org.br
“Laços, pessoas e experiências” no MAE-UFPR
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) promove, de 16 a 20 de maio, a programação do evento “Laços, pessoas e experiências”. A ação acontecerá na Reserva Técnica do MAE, localizada no bairro Juvevê em Curitiba, e faz parte da programação nacional da 20ª Semana de Museus, que neste ano tem como tema “O poder dos museus”. Neste ano, o MAE pretende celebrar o que considera sua principal força: os laços construídos com alunos que realizaram atividades formativas no Museu ao longo dos anos. Para isso, realizará três atividades durante o evento. Primeiramente, pessoas que já passaram pelo MAE como bolsistas, voluntários ou estagiários poderão registrar seus relatos em um “Caderno de Memórias”, disponível na Reserva Técnica do MAE-UFPR das 8h às 18h entre os dias 16 (segunda) e 20 (sexta) de maio. As histórias poderão ser compartilhadas em forma de textos, desenhos, fotos, poesias ou outros formatos criativos. Todo o material recebido fará parte de uma exposição virtual. No último dia da programação, sexta feira, 20 de maio, o MAE promove dois eventos abertos ao público. Às 17h acontece a roda de conversa “Troca de Experiências” onde ex-alunos do Museu compartilharão as experiências que tiveram nos projetos em que atuaram no MAE-UFPR. Para mais informações, acesse o site do Museu (www.mae.ufpr.br).
Serviço:
“Laços, pessoas e experiências”
De 16 a 20 de maio de 2022
Reserva Técnica do MAE-UFPR
Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê – Curitiba-PR
Na Caixa Cultural, encontro para educadores sobre a cultura caiçara
A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 18 e 21 de maio, um encontro para educadores com o tema Conhecendo a Cultura Caiçara. Na quarta-feira 18 de maio, às 18h, e no domingo 21 de maio, às 10h, ocorrem os encontros presenciais para educadores e interessados no tema Conhecendo a Cultura Caiçara. Com capacidade para 30 vagas em cada dia, os eventos visam a promover um debate sobre a cultura caiçara e têm o objetivo de integrar a arte e a cultura popular com as regionalidades no âmbito museal, além de repensar os museus e espaços culturais como construtores do futuro e agregadores de novos conhecimentos. A comunidade caiçara é formada pela mescla de populações indígenas, colonos portugueses e negros, e seu patrimônio cultural é um dos mais ricos da região sul do país. Nos encontros serão abordados diversos temas, como as congadas, o fandango, a pesca, a agricultura, o artesanato, dentre outras manifestações deste povo tradicional que contribui profundamente para a ampliação da diversidade cultural brasileira. Também serão tratados os conceitos de cultura popular e patrimônio imaterial, bem como a aplicação dessa temática nas escolas.
SERVIÇO:
Encontro com educadores “Conhecendo a Cultura Caiçara”
Local: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro — Curitiba/PR
Data e horário: 18/05/2022 às 18h e 21/05/2022 às 10h
Capacidade: 30 vagas por turma
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: A partir de 14 anos
Informações: (41) 4501-8309 – CAIXA Cultural Curitiba – CAIXA Cultural
Inscrições: Gente Arteira Curitiba
Musin – Museu do Som Independente realiza bate-papos sobre a pesquisa em música
Entre os dias 16 e 22 de maio, é realizada em todo o Brasil a 20ª Semana Nacional de Museus, ação da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que tem o propósito de mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema: “O Poder Dos Museus”. O Musin – Museu do Som Independente (que originou a Fonoteca da Música Paranaense) realiza uma série de bate-papos com convidados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná que relatam suas experiências sobre a pesquisa e a preservação da memória da música, com destaque para o rock. Os bate-papos são transmitidos de forma virtual, diariamente, no canal do Observatório da Cultura do Brasil (www.youtube.com/observatoriodaculturadobrasil) sempre às 19h, conduzidos por Manoel de Souza Neto, idealizador do Musin, sendo que os debates têm mediação do jornalista Rodrigo Juste Duarte. Todos os vídeos ficarão disponíveis no canal após exibição.
No primeiro dia (16/05), o jornalista, músico e pesquisador Ayrton Mugnaini Jr. Relata seus trabalhos em livros sobre músicos que escreveu e sobre a curadoria do Arquivo do Rock Brasileiro pela Associação Cultural Dynamite. Na terça-feira (17/05), o biógrafo Pedro de Luna (responsável pelas biografias da banda Planet Hemp, do rapper Speed Freaks e do baixista Chapignon, do Charlie Brown Jr., entre outras) comenta sobre os desafios da pesquisa na era digital. O jornalista Marcelo Mara (do blog e canal de youtube Disco Furado) participa de um debate sobre memória da resistência em oposição à memória oficial, no dia seguinte. A fanzineira e produtora cultural Thina Curtis relata sobre a preservação de fotos, cartazes, demo tapes, fanzines e discos de vinil, na quinta-feira (19/05).
Serviço:
Musin – Museu do Som Independente / Fonoteca da Música Paranaense na 20ª Semana Nacional de Museus
De 16 a 22 de maio, sempre às 19h
Transmissão pelo canal do Observatório da Cultura do Brasil:
www.youtube.com/observatoriodaculturadobrasil (não ocorrerá atividade presencial)
Guia com a programação completa da 20ª Semana Nacional de Museus: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/20SNMGuiadaProgramao_V3.pdf
Programação:
16/05 (segunda-feira) – 19h às 20h
Debate: “Diversidade cultural e preservação da memória e patrimônio imaterial. Políticas culturais no contexto da preservação da memória, para além dos museus estatais”, com Ayrton Mugnaini Jr. (SP)
17/05 (terça-feira) – 19h às 20h
Debate: A produção acadêmica, catálogos, edição de livros e os acervos públicos, privados e comunitários. Desafios e avanços na era digital”, com Pedro de Luna (RJ/SP)
18/05 (quarta-feira) – 19h às 20h
Debate: A música independente no contexto da memória. Subculturas, culturas urbanas e guetos. A memória da resistência em oposição a memória oficial”, com Marcelo Mara (PR)
19/05 (quinta-feira) – 19h às 20h
Debate: “Desafios da preservação da memória das culturas undergrounds. Preservação de fotos, cartazes, demo tapes, fanzines, discos de vinil”, com Thina Curtis (SP)
20/05 (sexta-feira) – 19h às 20h
Apresentação de pesquisas realizadas no museu: “biografias musicais, cenas regionais, cenários independentes e de gêneros musicais específicos”, com Thiago Rafael de Souza e Douglas Maia (PR)
21/05 (sábado) – 19h às 20h
Apresentação de pesquisas realizadas no museu: “Pesquisas de economia política da música”, com Victor Schroeder (PR)
22/05 (domingo) – 19h às 20h
Palestra: “A economia política da música na perspectiva das pesquisas feitas na instituição, contribuições para a produção acadêmica e teoria”, com Manoel J de Souza Neto