
Dois grandes concertos natalinos estão marcados em Curitiba nos próximos dias. A 13.a edição do tradicional Concerto de Natal Positivo está com data marcada. O espetáculo acontece no dia 11 de dezembro e tem duas apresentações gratuitas e abertas ao público, no Parque Barigui. Inspirado nos grandes festivais europeus, o concerto ao ar livre traz a Orquestra Filarmônica Positivo, arregimentada especialmente para a ocasião, com o maestro alemão Stefan Geiger e o solista espanhol Adrian Dias Martinez, um dos trompistas mais importantes de sua geração, vencedor da ‘International Mozart Competition’ e presença constante nos festivais de música de câmara mais importantes da Europa e da Ásia. No dia 19, será a vez da do Grande Concerto de Natal de Curitiba no Guaíra, que tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe
Com produção da Dell’Arte, o espetáculo do dia 11 faz parte do projeto Clássicos Positivo, que oferece, desde 2018, uma programação anual de concertos de alta qualidade, investindo na promoção de novas plateias e reforçando o posicionamento do Positivo enquanto incentivador da cultura e da arte no Paraná. Durante 11 anos, os concertos foram apresentados no Teatro Positivo para plateias de até 2.400 pessoas. No ano passado, devido à pandemia, o espetáculo foi transmitido de forma on-line para as casas de toda a comunidade. Com o avanço da vacinação, mas ainda em cenário pandêmico, o grupo optou este ano por um espetáculo presencial, mas ao ar livre, com expectativa de reunir um público ainda maior nas duas apresentações, às 10h30 e às 15h.
“É uma grande alegria podermos voltar a presentear a cidade com nosso já tradicional Concerto de Natal, agora ao ar livre, na entrada do Centro de Eventos Positivo, espaço que tivemos a honra de ceder gratuitamente a Prefeitura, e onde mais de 200 mil curitibanos receberam sua vacina contra a covid-19. Todos são convidados, teremos 600 cadeiras gratuitas através do site Sympla, mas será aberto também para quem quiser assistir em pé, sentar no chão ou até trazer sua cadeira de casa para assistir do gramado. Mais do que nunca, precisamos comemorar a vida, apreciando a beleza da música clássica junto de nossos familiares e amigos”, reforça o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães.
O encantamento começa com a Abertura Natal de Otto Nicolai, prossegue com o Concerto para trompa Nº 2 de Mozart e encerra com excertos do balé O Quebra-Nozes de Tchaikovsky, que tem como tema o Natal.
O Concerto de Natal Positivo apresenta um programa dedicado a obras clássicas e natalinas, trazendo, de forma didática, um panorama histórico e cronológico da música clássica mundial. No repertório, do barroco à contemporaneidade, canções tradicionais que embalam o Natal no mundo todo, executadas por mais de cinquenta músicos.
Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o evento tem função de responsabilidade social e popularização da música clássica. Por isso, os ingressos são gratuitos. Na plateia, são disponibilizados 600 assentos, cujos ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, a ser entregue na entrada do concerto. Os ingressos para os assentos são limitados por ordem de retirada e podem ser adquiridos no Sympla (www.sympla.com.br/produtor/concertodenatalpositivo). Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Instituto Lixo e Cidadania.
PROGRAMA
Orquestra Filarmônica Positivo
Stefan Geiger: Maestro
Adrian Diaz Martinez: Trompa
Otto Nicolai | Christmas Overture On The Choral “Vom Himmel Hoch”
Wolfgang Amadeus Mozart | Horn Concerto No. 2
Piotr Ilitch Tchaikovski | Excerpts Of “The Nutcracker”
SERVIÇO
Clássicos Positivo: Grande Concerto de Natal 2021
Data: 11 de dezembro de 2021
Horário: apresentações às 10h30 e 15h, com duração de 50 minutos cada
Local: Centro de Eventos Positivo – Parque Barigui
Ingressos: gratuitos – cadeiras com vagas limitadas no www.sympla.com.br/produtor/concertodenatalpositivo
No Teatro Guaíra, do barroco aos sucessos da Brodway
Solidariedade, amizade e celebração da vida são sentimentos muito presentes nesta época do ano. E, durante a retomada pós pandemia, a Música mais uma vez se constitui em alento, preenchendo corações com sensibilidade e esperança. Abraçando a vida é o tema deste concerto natalino, que prossegue uma tradição de mais de dez anos em Curitiba.
O Grande Concerto de Natal de Curitiba em 2021 tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe eleito, pela revista Newsweek, como um dos melhores hospitais pediátricos do mundo!
Com um programa que vai do Barroco aos Clássicos Natalinos passando por sucessos da Broadway, o concerto, sob regência do Maestro Norton Morozowicz, apresenta mais de cem músicos entre Orquestra, Coral Lírico e Coro Infantil, contando com a presença do grande solista brasileiro Paulo Szot.
O Coral Lírico é preparado pelo tenor e regente do Coro Masculino Ottava Bassa, Alexandre Mousquer; o Coral Infantil está sob responsabilidade de Joyce Todeschini, do Coral Curumim de Curitiba
A Orquestra Sinfonia Brasil e a Associação Música & Cena Brasil, com mais este Concerto, com prazer continuam cumprindo seu objetivo de divulgar música de excelência, emocionando platéias, formando público para a Música de Concerto.
Serviço
19 de dezembro de 2021 – 18h30
Ingressos já disponíveis (valor simbólico R$ 5.00) – na Bilheteria do Teatro Guaíra, das 12h às 18h ou via site www.ticketfacil.com.br
Informações: 3304 7953 98739 6397
Renda revertida em favor do Hospital Pequeno Príncipe
Cantata de Natal do Bairro Novo terá 900 vozes de curitibinhas
Os ensaios para a tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo estão em ritmo acelerado. Marcado para a próxima sexta (10), às 19h30, o espetáculo gratuito reunirá um coro de 900 vozes de curitibinhas no palco em frente à Rua da Cidadania (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)
Organizada pela Prefeitura, a cantata volta ao roteiro do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais após interrupção em 2020 devido à pandemia da covid-19. Desta vez, teve adesão de todas as 19 escolas municipais da regional.
O coro da Cantata de Natal do Bairro Novo é formado por crianças de 7 a 10 anos, num trabalho que envolve diretamente a Administração Regional e os núcleos da Fundação Cultural de Curitiba e da Educação.
Os ensaios começaram em novembro e são feitos em duas etapas. No auditório da Rua da Cidadania, a maestrina ensaia técnica vocal e performance com as professoras que repassam às crianças nas escolas. Na semana que vem será feito um ensaio geral com todos os estudantes e as professoras antes da apresentação ao público.
“As crianças estão ansiosas pelo momento da apresentação e as famílias também. É um momento muito especial para todos”, diz a professora Gisele Gurski, da Escola Municipal Paulo Freire.
A retomada da Cantata em 2021 carrega dupla emoção para a musicista e regente Letícia Willie. Ela assumiu a tarefa de substituir a maestrina Esmeralda Rovani, coordenadora da Cantata que faleceu em abril deste ano vítima da covid-19.