Incentivar a escrita, descobrir novos talentos literários, premiar os dez melhores textos e dar visibilidade a esses trabalhos pelas redes sociais. Esses são alguns objetivos do I Concurso Literário Novas Leituras Curitibanas, promovido pela Pinguim Produções e Sou Produções. As inscrições vão até 31 de janeiro. O evento é destinado a maiores de 18 anos, que residem em Curitiba e Região Metropolitana, apresentem textos originais inéditos nos gêneros de conto, crônica, dramaturgia ou poesia ainda não publicados total ou parcialmente em meios físicos e digitais. A temática é livre.

Todas as ações desenvolvidas no âmbito desse projeto foram contempladas pelo edital de fomento da Lei Aldir Blanc de Curitiba. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.

A partir dos dez textos selecionados, organizadores e artistas da capital paranaense vão criar dez leituras performáticas em vídeos, que serão publicadas e divulgadas no canal do YouTube “Nossas Leituras” e demais redes sociais vinculadas ao projeto.

Já os autores desses textos receberão cachê de R$ 700,00 cada, referente à autorização de uso de escritura para a concepção e veiculação das vídeo-leituras.

Para concorrer, os interessados devem entrar no site https://bit.ly/novasleiturascuritibanas ou no perfil da Pinguim Produções no Instagram (@producao.pinguim), ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição, as declarações de autoria, originalidade, de residência e enviar esses materiais em formato PDF – até o dia 31 de janeiro – para o e-mail [email protected]

Cada participante poderá concorrer com um texto de sua autoria com no mínimo 5.000 e no máximo 8.000 caracteres com espaços. Não serão aceitas obras escritas em coautoria. Uma comissão julgadora formada por especialistas em literatura contemporânea vai eleger os dez melhores. A divulgação do resultado sairá no dia 21 de fevereiro e o pagamento aos vencedores será feito no dia 10 de março.