Franklin de Freitas – Cabine de telefone vermelha

A Prefeitura de Curitiba entrega na manhã de hoje o Memorial Inglês, espaço que homenageia a cultura e os imigrantes britânicos na cidade. Segundo a embaixada da Grã-Bretanha no Brasil, trata-se da primeira praça britânica do país. O Memorial foi montado no Parque Gomm, no Batel.
O espaço traz referências a The Beatles, Shakespeare e conta com uma réplica da tradicional cabine telefônica vermelha (doada pelo Consulado Britânico). O espaço tem ainda o Jardim de Beatriz Potter para Crianças. A escritora e ilustradora (1866-1943) criou o personagem Pedro, o Coelho – um clássico da literatura infantil do século 20.
Para a inauguração, o prefeito Rafael Greca recebe o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, e o cônsul honorário britânico em Curitiba, Adam Patterson. “Curitiba e o Reino Unido são, parceiros ideais para desenvolver iniciativas de inovação, parcerias e programas socioeconômicos para melhorar a vida de nossos cidadãos e ajudar as empresas a criar riqueza de forma sustentável”, diz o embaixador Vijay Rangarajan.
A área localizada no Parque Gomm tem mais de 10 mil m2 e vai incluir decoração e paisagismo especialmente projetados para fazer referência a ícones britânicos. As obras do memorial em homenagem a imigrantes ingleses no Paraná começaram no final de outubro, no entorno da casa construída em 1913 para ser a moradia do industrial inglês Henry Gomm, de sua esposa, Isabel Withers Gomm, e família.