Abrabar

O primeiro dia de ‘balada’ em Curitiba, nesta sexta (13) após o alerta geral sobre o avanço do Coronavírus no território paranaense, não alterou foi de movimento normal nos bares e restaurantes e casas noturnas da capital e de todo o Paraná. Quem garante é o presidente da Associação Brasisleiras de Bares e Casas Noturnas -Paraná (Abrabar), Fábio Aguayo. “Movimento foi normal como todo fim de semana nas principais cidades polos do Estado, entre elas as mais que recebem turística e com apelo universitário (Foz, Londrina e Curitiba)”, disse Aguayo.  “Na próxima segunda-feira e terça-feira vamos avaliar toda movimentação, bem como como iniciar novos procedimentos e recomendações a categoria, nada está descartado para ajudar na campanha de não aglomeração com qualquer quantidade de pessoas”, adianta ele. 

Aguayo lembra que, tanto a Abrabar como a Feturismo, vem cobrando desde o início do mês passado, uma audiência com o governo do Estado e respectivos órgãos de saúde. A ideia é definir estratégicas conjuntas do poder público e iniciativa privada, para impedir a progressão do vírus no Paraná, o que já ocorrerá na próxima semana. Na segunda-feira, as secretaria de Saúde devem determinar novas regras depois que o Ministério da Saúde recomendou que eventos com mais de 500 pessoas não se realizem. 

Os bares e restaurantes, ainda segundo o presidente da Abrabar, já se anteciparam as medidas de prevenção, como dispor aos clientes álcool em gel para higienização e torneiras para lavar as mãos com água e sabão.

“Nossa categoria tende a ser a mais afetada junto com o turismo, já que temos o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros do país”, diz Aguayo. De acordo com ele, as atividades prosseguirão normal nos grandes centros do Estado, como Londrina, Maringá, Litoral, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, segunda cidade do país que mais recebe turistas estrangeiros.