
A rua será palco do 30° Festival de Curitiba. De hoje a 9 de abril, a Mostra Festival na Rua transformará os espaços públicos e mudará a rotina da capital paranaense, levando a arte para vários pontos da cidade, tudo totalmente gratuito. É a arte ao alcance de todos.
A Mostra Festival na Rua terá cerca de 60 companhias locais, 11 espaços e um total de 130 apresentações. A novidade é que nesta edição quatro espaços terão estrutura de palco, com iluminação e sonorização. São eles: Ruínas São Francisco, Praça Santos Andrade, Centro Cultural do Boqueirão e Praça Rui Barbosa. A programação ainda conta com outros seis espaços preparados para receber apresentações: Calçadão e Parque de São José dos Pinhais, Praça da Bíblia – em Araucária -, Largo da Ordem, Centro Pop Plinio Tourinho, Parque Barigui e Boca Maldita.
O Bem Paraná separou algumas opções gratuitas do festival:
Gigante Tarsila
Gigante Tarsila é exposição inspirada livremente na obra da artista plástica Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Infláveis gigantes recriando figuras importantes da obra pictórica de Tarsila do Amaral serão instaladas no local de realização da produção, juntamente com infláveis do repertorio da Companhia Pia Fraus. De hoje a 7 de abril, na Praça Santos Andrade.
Roberta, uma Ópera Rock
Entre os dias 01 e 09 de abril acontece a estreia gratuita e ao ar livre do musical “Roberta, uma Ópera Rock”, que integra o Festival na Rua, que faz parte da programação da 30.ª edição do Festival de Curitiba. As apresentações estão divididas entre o Palco EBANX, na Praça Santos Andrade, onde será apresentada a ópera rock e o Centro Cultural Boqueirão. A entrada para o “Festival na Rua” é gratuita e não é necessário retirar ingressos antecipadamente. Dias 1, 2 e 3 (sexta a domingo), às 19h30, no Palco EBANX (Praça Santos Andrade – Centro) e nos dias 6, 7, 8 e 9 (quarta a sábado), às 20h, no Centro Cultural Boqueirão (Rua José Guercheski, 281 – Boqueirão).
JAM – Cenas Improvisadas
JAM – Cenas Improvisadas” é um espetáculo de improvisação. Partindo de uma palavra proposta pelo público, o elenco desenvolve monólogos, os quais se tornam disparadores de diversas cenas improvisadas. O espetáculo é da companhia Arvoredo de Teatro .Dias 2 de abril, às 12 horas, e dia 3 de abril, às 16 horas, nas Ruínas de São Francisco
Fandango Ubá Convida
Fandango Ubá Convida artistas da cena musical contemporânea e da cultura fandangueira a cada edição. É um encontro entre diferentes gerações e linguagens que compõem um novo mosaico de interação e potenciais transformadores da cultura tradicional na esfera artística. Dias 2 e 3 de abril, às 15 horas.. Na Praça Rui Barbosa.
Cortejo de Bonecos
A Secretaria da Cultura de São José dos Pinhais e a Oficina de Bonecos apresenta o Cortejo de Bonecos com 6 gigantes figuras do nosso acervo e a Banda Marcial de São José dos Pinhais. Você está convidado a compor este Cortejo com seu personagem e/ou seu boneco. Dia 2 de abril, às 16h45, Praça Santos Andrade e o cortejo segue em direção à Boca Maldita.
Hi, Breasil!
Outra peça premiada presente na Mostra Festival de Rua é “Hi, Breasil!”, ganhadora do Gralha Azul, que estreia no dia 2 de abril, às 17h, na Boca Maldita e terá outras duas apresentações. “Hi Breasil” é a terra de um professor, uma mãe, uma atriz, uma jovem e um peixe que, por medo de ser fisgado, nada. É uma terra construída que fricciona o real com o ficcional, o presente e passado e eclode em momentos de realidades poéticas. Dia 3, na Praça Santos Andrade, às 14h30, e dia 9, no Parque Barigui, às 18h.
Tra-lá-lá & Fuzê
Uma mistura divertida de todos os espetáculos e canções autorais do Tupi Pererê. Um expresso musical, um trem, bonde e “bike”, pipa, navio e barco circulam o Brasil das Crianças e das Canções endereçadas ao universo das infâncias. No Palco Ebanx, dias 2 e 3 de abril, às 11 horas, na Praça Santos Andrade.
Flamenco para todos
O espetáculo se serve da arte flamenca num diálogo contemporâneo com as obras “Poemas Del Cante Jondo” e “El Romancero Gitano”, do escritor Federico Garcia Lorca, um dos maiores expoentes desta arte, numa visão do poeta sobre a dança e a cultura tradicional espanhola, misturando-se em poesia, guitarra e baile flamenco. O espetáculo é em idioma espanhol. Dias 8 e 9 de abril , às 15 horas, na Praça Rui Barbosa.
Polvo – Vestígios Humanos
“Polvo” aposta na interação entre materialidades vivas e deseja rever formas que já não nos servem mais. Essa peça investe no mascaramento como um recurso imagético-coreográfico e aborda correlações entre corpo e natureza trazendo como extensão da pele, uma planta. Criação e performance: Bia Figueiredo. Criação e colaboração: Leco de Souza. Produção: Bia Figueiredo. Dia 4 de abril, às 16 horas, no palco Ebanx, na Praça Santos Andrade.
As Espertezas de Alerqum
O velho Pantaleão quer casar com Ricciolina. Arlequim, seu criado, também está apaixonado por ela. Mas, Ricciolina não quer nenhum dos dois. Entre muitas peripécias, confusões e acrobacias, Arlequim demonstra sua esperteza dando uma lição no patrão e conquistando o coração de Ricciolina num final surpreendente. Dia 5 de abril, às 11 horas, nas escadarias da UFPR na Praça Santos Andrade.