É muito comum que pessoas com uma ou várias tatuagens sejam questionadas sobre sua seriedade e ambição de venda. “E quando você envelhecer?” é com certeza uma das questões mais ouvidas.
O coletivo de artistas holandês GetOud produziu um livro e uma exibição chamados ‘TattooAge. Never too old’ (algo como “Idade para tatuar: nunca velho demais”), em que vários idosos foram fotografados exibindo as tattoos em suas salas de casa.
Foram 25 personagens retratados no total, entre pessoas que fizeram a tatuagem como presente para os netos ou para lembrar sempre de alguém amado que já partiu. Há pessoas que têm tatuagens há muitos anos, e também quem só fez a primeira depois dos 80. O objetivo é mostrar que a tatuagem é uma escolha da pessoa e que não importa quanto tempo passe, a expressão é sempre uma forma válida, e ninguém é menos ou mais por decidir se expressar através do corpo. E também para acabar com a ideia de que quando envelhecemos deixamos de ser quem sempre fomos. Vida longa aos tatuados!