
“Mão Santa nada. Mão treinada”. A frase é de Oscar Schmidt, o maior ídolo do basquete brasileiro, que tinha o apelido de “Mão Santa” por causa da precisão de seus arremessos – especialmente os de três pontos. Oscar detém uma série de recordes na modalidade. Foi, por exemplo, o primeiro jogador de basquete a estar em cinco edições dos Jogos Olímpicos (1980, 1984, 1988, 1992 e 1996) e o primeiro a passar a marca de 1.000 pontos em Olimpíadas. Mas ele mesmo considera que seu maior momento na carreira foi a vitória sobre os Estados Unidos na final dos Jogos Panamericanos de 1987, disputados em Indianápolis, nos Estados Unidos.
O ano de 2022 marca os 35 anos da conquista do ouro pela Seleção Brasileira de basquete masculino, liderada por Oscar. E essa história ganhou uma versão em quadrinhos produzida pela Ultimato do Bacon Editora, com sede em Curitiba. ‘Oscar e o Pan 87’ é o segundo lançamento da editora sobre um personagem histórico do esporte brasileiro, após o enorme sucesso de ‘Zico – 50 anos de futebol em quadrinhos’, em parceria com Samy Vaisman, Bruno Neves e a Memorabília do Esporte.
Com roteiro de Milena Azevedo (de ‘Penpengusa’ e ‘A Parteira’ e fã incondicional de Oscar), desenhos de Isaque Sagara (‘Amor em 12 compassos’, ‘Tecnodreams’) e cores de Thaynan Lana, Bernardo Spengler e Rodrigo Matos, a HQ narra toda a trajetória, desde os treinos realizados em São Paulo em 1985 à cerimônia de premiação da conquista do ouro que mudou o basquete mundial, em 1987.
“Era o ‘impossível’ acontecendo na nossa frente, era o impossível virando história”, afirma Oscar, que contou em primeira mão as histórias que inspiraram o roteiro de Milena. “Aquela medalha de ouro mudou a história do basquete para sempre”.
A vitória brasileira provocou grandes mudanças no basquete americano; uma delas foi a mudança da regra que impedia que atletas da NBA jogassem pela seleção americana, permitindo a estreia do “Dream Team” nas Olimpíadas de 92.
A nova HQ traz, além da conquista, histórias hilárias de bastidores, além dos treinos e jogos que antecederam a decisão. Ainda, traz materiais e textos especiais que complementam a leitura.
‘Oscar e o Pan de 87’ está em pré-venda exclusivamente pelo site Memorabília do Esporte – https://memorabiliadoesporte.com.br/ . As entregas começam a partir do dia 1º de agosto. Com 100 páginas coloridas em couché fosco 115 g /cm2, lombada quadrada e formato americano 17 x 25 cm, a HQ tem posfácio do jornalista esportivo Álvaro José e textos de quarta capa do ex-capitão da Seleção Brasileira de basquete Marcelinho Machado e do jornalista e editor da Maurício de Sousa Editora, Sidney Gusman. A edição tem como parceiras oficiais a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a Memorabília do Esporte e a Sportsbília Brasil.
RÁPÍDA
A Ultimato do Bacon editora
A Ultimato do Bacon Editora, inaugurada em 2021, possui um catálogo de HQs focadas em autores e autoras nacionais, com grande qualidade gráfica e a preços acessíveis. A editora garante sempre histórias completas por nomes consagrados no mercado editorial brasileiro.
O site Ultimato do Bacon nasceu em 2017 por teimosia e vontade de Diego Brisse que queria a todo custo que o Sobrecapa tivesse também um site – uma ideia constantemente recusada por Alexandre Baptista.
Com o site rodando de maneira inicialmente descomprometida, mas obtendo bons resultados, dois fatores mudaram o cenário em meados de 2018, trazendo uma nova postura: a entrada de Lucas Souza como sócio e a junção do site com o canal Sobrecapa, formando um grupo único.