Dois estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram detidos pela Guarda Municipal no início da tarde desta terça (25) após serem flagrados furtando dois livros em uma livraria no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro da Cidade. Segundo a guarda municipal, Giselly Tavares, ao serem detidos, os dois disseram que cometeram o crime por causa de um desafio da internet.
“Avistamos um dos vendedores da loja correndo atrás de dois suspeitos e pegando alguns livros, quando abordamos ele informou que eles teriam furtado da livraria, os dois confirmaram que era só uma brincadeira, que Youtubers faziam isso. E depois confirmaram que seria um desafio feito na Deep Web”, contou a guarda à reportagem do Bem Paraná. Os dois livros furtados são clássicos da literatura russa, ‘Crime e Castigo’, de Fiódor Dostoiévski, e ‘Guerra e Paz’, de Leon Tolstói, que foram devolvidos à livraria. Os dois jovens foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil, prestaram depoimento, assinaram termo circunstanciado e foram liberados. A polícia iniciou uma investigação sobre o suposto de desafio.
Outros
De tempos em tempos, novos desafios, alguns perigosos, surgem em fóruns e sites da internet. Um dos mais conhecidos é o da Baleia Azul, que incita à auto-mutilação e ao suicídio.Também houve registros do desafio do Sal e Gelo, onde os jovens colocam sal e cubos de gelo nas mãos e as fecham com força, o que pode causarqueimaduras de segundo e terceiro grau. Um deles, chamado de Ice Bucket Challenge, no qual alguém despejava um balde de água com gelo em cima da cabeça, teve adesão de várias celebridades, mas também escondia o risco de hipotremia e até mesmo afogamento.