A primeira exposição individual da artista Sonia Dias Souza, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), chega ao fim no próximo domingo. “Radical” poderá ser vista até sábado (22), na Sala 1. No fim do mês, a mostra será tema do programa virtual MON ao Vivo.

Ao todo, 40 obras, entre fotografias e instalações, compõem a exposição que foi aberta ao público em 4 de junho. O título da “Radical” é inspirado pelo contraste entre a essência da natureza humana e as manifestações do Universo. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra propõe reflexões sobre a vida, a superação, as conexões do homem consigo e com o mundo, além de oferecer uma expansão de significados e possibilidades de interpretação – marcas registradas da artista.

AO VIVO – A exposição também é tema do MON ao Vivo, que acontece no dia 25 de agosto. Lançado em junho, o programa oferece oficinas gratuitas em tempo real com os participantes por videoconferência. A proposta desta edição de agosto é investigar possibilidades de criação de tintas com elementos naturais como terra, colorau, açafrão, páprica, chá ou café.

A atividade é destinada a qualquer pessoa interessada a partir de 7 anos (crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um adulto). Para participar, basta preencher o formulário bit.ly/MONaoVivoAgosto. Mais informações, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3350-4448.

MON ABERTO – O Museu Oscar Niemeyer está aberto ao público, seguindo o rígido protocolo sanitário que, entre outras questões, determina a limitação de pessoas para garantir o distanciamento seguro durante a pandemia. Outra medida adotada foi a substituição de todo o material impresso, como guias e folders, por versões digitais, disponíveis por QR codes.

Além de “Radical”, de Sonia Dias Souza, o visitante pode conferir: “A Travessia do Desastre”, de François Andes; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz = Matéria”; “África, Mãe de Todos Nós”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

SERVIÇO

MON ao Vivo – Laboratório de tintas naturais.

25 de agosto, às 16h. Encontro ao vivo pelo Zoom.

Inscrições: bit.ly/MONaoVivoAgosto

[email protected] ou 3350-4448.

“Radical”, de Sonia Dias Souza
Até 22/08 – Sala 1 do MON

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba/PR

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h

www.museuoscarniemeyer.org.br