
Arte e design estão presentes na mostra “Luz e Espaço”, em cartaz em duas salas do 3º andar do prédio do Olho, no Museu Oscar Niemeyer (MON). A curadoria é de Marc Pottier.
A mostra tem uma proposta inovadora: materializar, por meio do design, objetos iluminantes e instalações luminosas, colocando arte e design no mesmo patamar. Para isso, foi convidado um seleto grupo de artistas de Curitiba: designers, pesquisadores da luz.
Diversas correntes de estilo e abordagens, da rica produção local, reforçam suas conexões profissionais e lançam cenários criativos. O fio condutor da exposição é a luz e a sombra, oferecendo uma grande variedade de propostas sobre o tema.
Os artistas participantes são: Alberth Murta & Ari Coelho, Alejandro Magnere, Ana Penso, Aline Volpato, Max Kampa, Marcelo Caruso, Aleverson Ecker & Luiz Pellanda – Holaria, Henrique Hellström e Lucas Machado.
Pluralidade de linguagens –
Num dos espaços, o público encontra a instalação “As Arachnidas”, de Alberth Murta e Ari Coelho. É uma escultura luminosa que invade toda a sala, criando um diálogo com o espectador.
No outro espaço expositivo, o visitante é apresentado a uma pluralidade de linguagens, com grande diversidade de discursos estéticos, confirmando uma cena local consistente e representativa. O diálogo surge como um elemento de conexão e resistência do discurso democrático.
O nome da exposição faz referência ao grande movimento artístico no sul da Califórnia do final dos anos 1950 aos anos 1970, “Light and Space”. Assim como aqui, não havia uma estética única entre aquele grupo de artistas de Los Angeles, mas sim uma preocupação com a percepção e participação do espectador.
Serviço:
“Luz e Espaço”
A partir de 9 de agosto
Espaços Araucária e Araucária 2 (3º andar da Torre)
www.museuoscarniemeyer.org.br