Com a participação de artistas consagrados e novos nomes do cenário cultural cubano, ocorre nos dias 7 e 8 de novembro o II Festival da Cultura Cubana. A iniciativa irá apresentar música, dança, poesia e tradições cubanas para o público brasileiro. O evento gratuito, promovido pelo Consulado Geral de Cuba em São Paulo e pela Associação de Cubanos Residentes no Brasil (Ancreb), será transmitido online e ao vivo pela TVT, a partir das 12h.

O Festival é uma oportunidade de intercâmbio cultural sem sair de casa e conta com diversas atrações, como a orquestra conhecida por ser a “mãe de todas as charangas” e símbolo da música cubana, a Orquestra Aragón. Com mais de 80 anos de existência, o grupo é liderado pelo violonista Rafael Lay Jr., filho de um dos primeiros líderes da orquestra, Rafael Lay.
Premiado recentemente pela revista estadunidense Dance Magazine, o bailarino cubano Carlos Acosta estará no II Festival da Cultura Cubana com a sua prestigiada companhia Acosta Danza. Fundada em 2016, a trupe abrange vários estilos sempre com uma perspectiva contemporânea: do balé às danças folclóricas e populares.

Com 30 anos de história, a companhia de teatro infantil La Colmenita também está na programação que contempla os variados elementos da rica cultura cubana. Não ficam de fora, ainda, artistas cubanos residentes no Brasil e que trazem apresentações que misturam as influências dos dois países.
Famoso por não deixar ninguém parado, o Batanga & Cia estará presente com o seu ritmo e composições autorais que exploram os instrumentos de percussão afro cubanos como os tambores Batá e a música afrobrasileira. Completam a lista os cubanos radicados em São Paulo, Yaniel Matos (pianista e violoncelista) e Fernando Ferrer (sobrinho de Ibrahim Ferrer, lendário músico do grupo Buena Vista Social Club), que mistura os sons de Cuba com os do Brasil, com destaque para o son, estilo musical que originou a salsa.

Homenageados
O II Festival da Cultura Cubana faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Cultura Cubana, celebrado em 20 de outubro. Neste ano, o evento homenageia os 100 anos do nascimento da lendária bailarina e coreógrafa Alicia Alonso, considerada uma das principais artistas do século XX, foi a única latino-americana a ter o título simbólico de “prima ballerina assoluta”.
Além disso, o Festival reverencia os 90 anos do artista plástico Alfredo Sosabravo, ganhador do Prêmio Nacional de Artes Plásticas e autor de obras coloridas e emblemáticas feitas em cerâmica como “El carro de la Revolución” e o mural “América”; e o personagem de animação “Elpidio Valdés”, criado pelo quadrinista e diretor de animação Juan Padrón, morto em 2020. O desenho, que completa 50 anos, é inspirado na luta pela independência cubana no século XIX e se tornou um sucesso local em filmes e animações para a TV.

Serviço

II Festival da Cultura Cubana
Programação gratuita

Data: 7 de novembro (Sábado)
Hora: 12h
Orquestra Aragón

Mauricio Figueiral e Luna Manzanares

 Vengsay Valdes

Batanga & Cia

Pancho Amat

Los Muñequitos de Matanzas

Felipe Chibas

Los Van Van

Data: 8 de novembro (Domingo)
Hora: 12h
Septeto Habanero

La Colmenita

Acosta Danza

Aliesky Perez

Ferrer y Banda

Sintesis

David Blanco

Lizt Alfonso

Alejandro Falcón y Cuba Adentro

Grupo Moncada

Alejandra y Cubania

Maria Maia

Onde assistir?

TVT (TV dos Trabalhadores): canal 44.1 – Grande São Paulo

Facebook do Consulado Geral de Cuba em São Paulo: https://www.facebook.com/ConsuladoGeralSP/

Youtube do Brasil de Fato: https://www.youtube.com/channel/UCOnuheHbS2DgZiAZFL0-Sbg

Organização
Consulado Geral de Cuba em São Paulo
Associação de Cubanos Residentes no Brasil (Ancreb)

Apoio
Ministério da Cultura de Cuba – MINCULT
Instituto Cubano de La Música – ICM
Consejo Nacional de Artes Escénicas – CNAE
Consejo Nacional de Escuelas de Arte – CNART
Ballet Nacional de Cuba
Acosta Danza
Memorial da América Latina